Tendências e abordagens na História da Matemática: um panorama dos Seminários Nacionais de História da Matemática

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12348

Schlagworte:

SNHM, História da Matemática, História da Educação Matemática, História e Pedagogia da Matemática.

Abstract

Este artigo tem como objetivo identificar as tendências e abordagens presentes nas comunicações publicadas nos Anais dos Seminários Nacionais de História da Matemática (SNHM), abarcando o período de 1997 a 2021. A pesquisa adotada é de natureza qualitativa, bibliográfica e exploratória, caracterizando-se como um estado do conhecimento. A metodologia utilizada baseou-se no movimento da Análise de Conteúdo, sob a perspectiva de Bardin (1977), alinhada às correntes de pesquisa em História da Matemática delineadas por Mendes (2014) e Pires e Mendes (2020), resultando na identificação de 17 Categorias de Análise. Neste contexto, destaca-se a relação intrínseca entre as dimensões epistemológicas e educação matemática, mediada pela História da Matemática e inspirada nas manifestações matemáticas ao longo do tempo, conduz a um desdobramento do processo de pensar matematicamente, não apenas do ponto de vista da reconstrução histórica, mas também da capacidade de avaliar criticamente o conhecimento científico produzido.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Autor/innen-Biografie

Luciana Bertholdi Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2008) e mestrado em Matemática Universitária (Área de Matemática do Ensino Superior) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2012). Doutorado em andamento pelo programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC. Professora Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, atuando na área de Cálculo Diferencial e Integral. Membro do Grupo de Pesquisa em Modelagem Matemática e Pesquisa Operacional (MMPO). Membro do grupo de pesquisa Prática Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM). Membro do Conselho Municipal de Educação de Barra do Bugres/MT (CEB).

Literaturhinweise

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARROS, Rafael José Alves do Rego. MENDES, Iran Abreu. Dissertações e teses em História e Epistemologia da Matemática: contribuições para a abordagem da Geometria Espacial no Ensino Médio. Revista Principia – Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, João Pessoa, n. 37, p. 139-150. 2017. eISSN: 2447-9187. Disponível em: <https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1668>. Acesso em: 01 mar 2022.

BRITO, Arlete de Jesus. O Movimento da Matemática Moderna no Instituto de Matemática da UFRN. In: VI Seminário Nacional de História da Matemática. Anais do VI SNHM – Seminário Nacional de História da Matemática, 2005. Disponível em: <https://crephimat.com.br/visor_anais.php?id_t=6&tbl=snhm >. Acesso em: 23 dez 2023.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática – elo entre as relações e a modernidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

DYNNIKOV, Circe Mary Silva da Silva; EVANGELISTA, Welington Klein. A Matemática no ensino secundário no Ginásio Espírito-Santense (1900-1950). In: III Seminário Nacional de História da Matemática. Anais do III SNHM – Seminário Nacional de História da Matemática, 1999. Disponível em: <https://crephimat.com.br/visor_anais.php?id_t=3&tbl=snhm >. Acesso em: 12 dez 2023.

FILHO, Francisco de Oliveira. A Trajetória Histórica da Matemática do Colégio. In: IX Seminário Nacional de História da Matemática. Anais do IX SNHM – Seminário Nacional de História da Matemática, 2011. Disponível em: <https://crephimat.com.br/visor_anais.php?id_t=9&tbl=snhm >. Acesso em: 23 dez 2023.

FILHO, Moysés Gonçalves Siqueira. SILVA, Circe Mary Silva da. História da Matemática em Malba Tahan (1895-1974). In: IV Seminário Nacional de História da Matemática. Anais do IV SNHM – Seminário Nacional de História da Matemática, 2001. Disponível em: <https://crephimat.com.br/visor_anais.php?id_t=4&tbl=snhm >. Acesso em: 23 dez 2023.

FRIZZARINI, Claudia Regina Boen; SILVA, Maria Célia da. As transformações dos saberes geométricos: um estudo dos programas de ensino do curso primário paulista de 1890 a 1950. In: XI Seminário Nacional de História da Matemática. Anais do XI SNHM – Seminário Nacional de História da Matemática, 2015. Disponível em: <https://crephimat.com.br/visor_anais.php?id_t=11&tbl=snhm >. Acesso em: 23 dez 2023.

MENDES, Iran Abreu. A Investigação Histórica na Formação de Professores de Matemática. Revista Cocar, Belém, v. 4, n. 7, p. 37-48. Jan/jun 2010. ISSN: 2237-0315. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/160867/37-122-1-PB.pdf>. Acesso em 03 mar 2022.

MENDES, Iran Abreu. Cartografias da produção em História da Matemática no Brasil: um estudo centrado nas dissertações e teses defendidas entre 1990-2010. Relatório de Pesquisa (Bolsa produtividade CNPq). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

MENDES, Iran Abreu. Usos da história no ensino de matemática: reflexões teóricas e experiências. 3. Ed. São Paulo, SP: Livraria da Física, 2022.

MENDES, Iran Abreu. CHAQUIAM, Miguel. História da aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016.

PIRES, Lucas Silva. MENDES, Iran Abreu. História da Matemática do Ensino Fundamental nos livros de minicursos da SBHMat (2001-2017). Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 1, p. 28-44. Jan/abr 2020. ISSN: 2526-2149. Disponível em: <https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/477/468>. Acesso em: 01 mar 2022.

RODRIGUES, Mário Urel. (org.). Análise de Conteúdo em pesquisas qualitativas na área da Educação Matemática. Curitiba: CRV, 2019.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em Educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. ISSN 1518-343. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189116275004>. Acesso em: 05 fev 2022.

Veröffentlicht

2024-05-01

Zitationsvorschlag

MACHADO, L. B. Tendências e abordagens na História da Matemática: um panorama dos Seminários Nacionais de História da Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–21, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12348. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12348. Acesso em: 22 nov. 2024.