Equações Diofantinas Lineares: aspectos históricos e contribuições nos processos de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.11186Schlagworte:
Equações Diofantinas Lineares, Aspectos Históricos, Ensino e AprendizagemAbstract
Nos estudos de equações algébricas, é recorrente que os estudantes apresentem dificuldades em compreender o conceito estudado, como também os seus aspectos históricos. No campo da Teoria dos Números, emerge o estudo das Equações Diofantinas Lineares, que se mostram presentes na trajetória de professores de Matemática, tanto na licenciatura quanto na atuação em sala de aula, enfatizando a importância da Educação Algébrica na Educação Básica. Assim, o presente estudo tem como objetivo discutir aspectos históricos das Equações Diofantinas Lineares no âmbito dos principais matemáticos que contribuíram para a elaboração do conceito, bem como compreender como esse conceito é evidenciado em artigos científicos brasileiros, em especial, nos processos educacionais. As Equações Diofantinas Lineares de duas variáveis, e , são da forma , com , e números inteiros, cujas soluções também são números inteiros. Para o desenvolvimento do presente trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo; o levantamento dos estudos se deu no Portal de Periódicos da Capes, no qual foi inserido o termo “Equações Diofantinas Lineares”, como descritor. Foram mapeados 15 artigos científicos. Concluiu-se que as pesquisas indicam as unidades temáticas: situações problemas na Educação Básica e Ensino Superior, Formação Inicial e Continuada de Professores e aplicação do método para o Mercado Financeiro. Além disso, aponta-se para a importância dos professores de Matemática, de conhecer e compreender o histórico das Equações Diofantinas Lineares, de modo a entender as dificuldades enfrentadas pelos próprios matemáticos na elaboração do conceito, que teve como cerne o contexto social, econômico e cultural de cada época.
Downloads
Metriken
Literaturhinweise
BEMM, Laerte; CARDOSO, Vinicius Bomfim; BEMM, Priscila Costa Ferreira de Jesus. Soluções de equações diofantinas com coeficientes nos inteiros gaussianos por meio de planilhas eletrônicas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 6, n. 2, p. e4004-e4004, 2020.
BONFIM, Delfim Dias; NOVAES, Gilmar Pires. Frações Contínuas, Determinantes e Equações Diofantinas Lineares. Ciência e Natura, v. 37, p. 95-102, 2015.
BOYER, Carl B; MERZBACH, Uta C. História da Matemática. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DOUMBIA, Cheick Oumar; CARVALHO, Geciara da Silva; ALMOULOUD, Saddo Ag. Algumas técnicas de resolução das equações diofantinas do primeiro grau a duas incógnitas em Z. TANGRAM-Revista de Educação Matemática, v. 3, n. 2, p. 102-126, 2020.
DANTAS, Joice de Andrade; FOSSA, John A. O Primeiro Trabalho de Euler sobre Equações Diofantinas. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 9., 2011, Natal. Anais... Aracaju: Sbhm, 2011. p. 1 - 9.
DARELA, Eliane; CARDOSO, Marleide Coan; ROSA, Rosana Camilo da. História da Matemática. 3. ed. Palhoça: Unisulvirtual, 2011.
DARIO, Ronie Peterson. Equações diofantinas e alocação otimizada de recursos financeiros de pequenos investidores no mercado acionário brasileiro. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 8, n. 1, p. e3007-e3007, 2022.
EVES, Howard. Introdução à história da matemática. 5. ed. São Paulo. Editora da Unicamp, 2011.
FERREIRA, Hugo Brener Oliveira; DOMINGUES, José Sérgio. Equações diofantinas lineares: fundamentação matemática e um algoritmo de resolução. ForScience, v. 1, n. 1, p. 22-32, 2013.
FILHO, Egidio Costa; RODRIGUES, Márcio Lúcio; FERRI, Orlando Eduardo da Silva. Técnicas para resolução de equações diofantinas lineares. Professor de Matemática. SBM, v.10, n.1, 2022.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ufrs, 2009.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa tipos fundamentais. Rae, São Paulo, v. 35, n. 3, p.20-29, jun. 1995.
GRAY, Jeremy. The Hilbert Challenge. Oxford University Press, USA, 2000.
NETO, Antônio C. M., Teoria dos Números. 2. ed. Tópicos de Matemática Elementar. Rio de Janeiro. SBM, 2013.
POMMER, Wagner Marcelo; POMMER, Clarice P. C. Retroz. Equações Diofantinas Lineares: um viés histórico-epistemológico como recurso para introduzir diferentes estratégias de resolução de problemas. REnCiMa, São Paulo, v. 3, n. 1, p.28-43, jun/jul. 2012.
POMMER, Wagner Marcelo; POMMER, Clarice Peres Carvalho Retroz. Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio: um tema mobilizador de estratégias aritmética & algébricas. Cadernos da Pedagogia, v. 6, n. 12, 2013.
POMMER, Wagner Marcelo. As Equações Diofantinas Lineares e o novo Ensino Médio. Boletim GEPEM, n. 58, p. 51-70, 2011b.
POMMER, Wagner Marcelo. Equações Diofantinas Lineares: um tema articulador de estratégias no ensino de Matemática Elementar. Re-vista, v. 21, n. 1, p. 145-157, 2014.
POMMER, Wagner Marcelo. Os usos flexíveis do conceito de variável na Educação Básica: Um estudo envolvendo as Equações Diofantinas Lineares. Ciência e Natura, v. 37, n. 3, p. 356-364, 2015.
POMMER, Wagner Marcelo. Transição Aritmética & Álgebra: Contribuições da temática das Equações Diofantinas Lineares. 2011a.
SAVÓIS, Josias Neubert; FREITAS, Daiane. Método para resolver equações diofantinas com coeficientes no conjunto dos números racionais. Ciência e Natura, Santa Maria, v. 37, n.3, Ed. Especial PROFMAT, 2015, p. 47 – 57.
SILVA, Diego Adriano; BRITO, Arnaldo Silva; SOUSA, Valdirene Gomes de. Equações Diofantinas Lineares: um estudo com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 6, n. 2, p. e2009-e2009, 2020.
TSUKIMOTO, Edson Tiharu. Uma prova da insolubilidade do Décimo Problema de Hilbert e relações com complexidade de algoritmos. 2000. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45131/tde-20210729-115809/. Acesso em: 27 jul. 2023.
VANSAN, Alexandre Hungaro. Equações Diofantinas: um projeto para a sala de aula e o uso do GeoGebra. Ciência e Natura, v. 37, 2015.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Maurício José Nascimento Macêdo, Mikaelle Barboza Cardoso
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.