Equações Diofantinas Lineares: aspectos históricos e contribuições nos processos de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.11186

Palavras-chave:

Equações Diofantinas Lineares, Aspectos Históricos, Ensino e Aprendizagem

Resumo

Nos estudos de equações algébricas, é recorrente que os estudantes apresentem dificuldades em compreender o conceito estudado, como também os seus aspectos históricos. No campo da Teoria dos Números, emerge o estudo das Equações Diofantinas Lineares, que se mostram presentes na trajetória de professores de Matemática, tanto na licenciatura quanto na atuação em sala de aula, enfatizando a importância da Educação Algébrica na Educação Básica. Assim, o presente estudo tem como objetivo discutir aspectos históricos das Equações Diofantinas Lineares no âmbito dos principais matemáticos que contribuíram para a elaboração do conceito, bem como compreender como esse conceito é evidenciado em artigos científicos brasileiros, em especial, nos processos educacionais. As Equações Diofantinas Lineares de duas variáveis, e , são da forma , com , e números inteiros, cujas soluções também são números inteiros.  Para o desenvolvimento do presente trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo; o levantamento dos estudos se deu no Portal de Periódicos da Capes, no qual foi inserido o termo “Equações Diofantinas Lineares”, como descritor. Foram mapeados 15 artigos científicos. Concluiu-se que as pesquisas indicam as unidades temáticas: situações problemas na Educação Básica e Ensino Superior, Formação Inicial e Continuada de Professores e aplicação do método para o Mercado Financeiro. Além disso, aponta-se para a importância dos professores de Matemática, de conhecer e compreender o histórico das Equações Diofantinas Lineares, de modo a entender as dificuldades enfrentadas pelos próprios matemáticos na elaboração do conceito, que teve como cerne o contexto social, econômico e cultural de cada época.

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Biografia do Autor

Maurício José Nascimento Macêdo, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE)

Possui graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA pelo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARA (2018) e Mestrado em Matemática - PROFMAT (2019-2022) pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Foi professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Iguatu; Foi Professor de Matemática do Centro de Formação Educacional e Profissional de Várzea Alegre (sem vinculo empregatício); Foi professor da rede pública municipal de ensino de Quixelô-CE e atualmente é professor de Matemática da rede estadual do Ceará (SEDUC-CE). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática Básica e Superior, atuando principalmente: ensino médio técnico e integrado nos cursos: Integrados em Agropecuária e Agroindústria; e superior nos cursos: Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Pedagogia; Bacharelado em Administração e Especialização em Psicopedagogia.

Mikaelle Barboza Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Canindé

Graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Licenciatura em Matemática. Especialista em Ensino de Matemática (UECE), Mestre em Educação (UECE) com ênfase na Formação de Professores e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual (núcleo Formação de Professores de Ciências e Matemática). Atualmente é professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE - 2017), campus Canindé, lecionando as disciplinas de Matemática e Educação Matemática nos cursos Técnicos, Tecnológicos e graduações. É membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (UECE-MAES) e suas áreas de estudo são: ensino e aprendizagem de Matemática, formação de professores, representações semióticas, lesson study.

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Publicado

2025-01-04

Como Citar

MACÊDO, M. J. N.; CARDOSO, M. B. Equações Diofantinas Lineares: aspectos históricos e contribuições nos processos de ensino e aprendizagem. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 12, n. 34, p. 1–15, 2025. DOI: 10.30938/bocehm.v11i33.11186. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/11186. Acesso em: 15 jan. 2025.