Relato de uma experiência no PIBID: olhar de uma discente sobre suas vivências e desafios
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13591Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Formação de professores, Reflexão da prática, PIBIDResumo
Este artigo tem como objetivo relatar as vivências e desafios de uma licencianda do curso de matemática em momentos de formação, construção e desenvolvimento de oficinas, enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática (2022- 2024), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - Centro de Formação de Professores (CFP), localizado na cidade de Amargosa-BA. No decorrer de 18 meses de programa, a autora relata suas experiências em turmas de 6º ano e outra do 9º do Ensino Fundamental em duas escolas municipais de Amargosa- BA. Além de movimentos reflexivos que permearam todo período, assim como construções de conhecimentos pedagógicos, compartilhados com colegas da licenciatura, professores supervisores atuantes na Educação Básica, e a professora coordenadora da Instituição de Ensino Superior. Relata-se nesse texto o caminho percorrido pela discente, e os resultados desse processo formativo. Ao final dessa etapa, o PIBID contribuiu para a formação como futura professora, por proporcionar vivências em sala de aula; auxiliar na consolidação de conhecimentos e construção da identidade docente; bem como para o desenvolvimento de uma postura crítica. Ademais, a partir dos resultados observados nas oficinas, entende-se que promoveu a aprendizagem dos estudantes com mais significado, sobre os conteúdos desenvolvidos.
Downloads
Métricas
Referências
ALARCÃO, I. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. Revista Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 11-42, julho a dezembro de 1996.
CERQUEIRA, S. L. Formação de professores e modelagem na educação: o fazer modelagem como um possível design na prática docente. 2020. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, 2020.
D’AMBROSIO, U. A metáfora das gaiolas epistemológicas e uma proposta educacional. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Coleção Leitura.
HOLANDA, D. S.; SILVA, C. S. M. A contribuição do PIBID na formação docente: um relato de experiência. XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, p. 1-10.
MADRUGA, Z. E. F. A etnomodelagem como uma polissemia da etnomatemática. In: Rosa, M.; Madruga, Z. E. F.; Pinheiro, R. C., editores. Concepções teóricas, filosóficas e metodológicas das interlocuções polissêmicas do programa Etnomatemática. Curitiba: CRV, 2024. p. 227-244.
MIGUEL, A.; GARNICA, A. V. M.; IGLIORI, S. B. C.; D’AMBROSIO, U. A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, 2004, p. 70-93.
OLIVEIRA, I.; SERRAZINA, L. A reflexão e o professor como investigador. In: Grupo de Trabalho e Investigação – GTI, organizadores. Refletir e investigar sobre práticas profissional. Lisboa: APM, 2002, p. 29-42.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1996.
SANTOS, R.; GUALANDI, J. Laboratório de ensino de matemática: o uso de materiais manipuláveis na formação continuada dos professores. Anais do 7º Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 2016, p. 1-11.
SANTOS, J. S.; SILVA, J. L. S.; SANTOS JÚNIOR, F. C.; BULHÕES, N. A.; MADRUGA, Z. E. F. Uma proposta pedagógica com material dourado para o ensino de divisão. Revista Nova Paideia – Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 6, n.1, p. 194-206, 2024.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVA, J. L. S.; SILVA, J. O.; ARAÚJO, P. S.; BITENCOURT, D. V.; MADRUGA, Z. E. F. Uma oficina do PIBID: a manipulação de um quebra-cabeça para aprender o teorema de Pitágoras. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 24, p. 106-118, 2024.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jamilly Luma Santos Silva, Zulma Elizabete de Freitas Madruga

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.







































