O cotidiano de estudantes de direito de São Paulo no “Romance de um Estudante” (1864)
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.7109Palavras-chave:
História da educação superior, História dos jovens, Cotidiano de estudantes, Literatura e História da educaçãoResumo
O artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa em história da educação sobre o cotidiano de estudantes de direito em São Paulo na década de 1860, a partir da leitura do texto ficcional anônimo “Romance de um estudante”, publicado no periódico “Diabo Coxo”, em 1864. Esta publicação, a primeira ilustrada a circular na cidade de São Paulo, era feita pelo cartunista Angelo Agostini, pelo estudante Sizenando Nabuco e pelo abolicionista Luiz Gama. Desta forma, discutem-se aspectos constituintes da identidade estudantil de então, como o distanciamento entre lar familiar e lar escolar, a juventude como um período de exílio e a expressão por meio da literatura e do periodismo.
Downloads
Referências
ABUD, Katia Maria. A Academia do Largo de São Francisco: um marco da história paulista. Atas do II Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 2, p. 53-57, 1998.
ADORNO, Sérgio. Os aprendizes do poder: o bacharelismo liberal na política brasileira. 2ª edição revista. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019.
AMARAL, António Barreto do. Jornalismo Acadêmico. Separata da Revista do Arquivo Municipal nº 190. São Paulo: Arquivo Municipal, 1977.
BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. 7ª Edição. São Paulo: HUCITEC, Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2010.
CAGNIN, Antonio Luiz. Foi o Diabo! In: Diabo Coxo: São Paulo, 1864-1865. Edição fac-similar. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.
CAMPOS, Alzira Lobo de Arruda. População e sociedade em São Paulo no século XIX. In: PORTA, Paula (org.). História da cidade de São Paulo: v. 2, a cidade no Império. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
CERTEAU, Michel de. Teoria e Método no Estudo das práticas cotidianas. In: SZMERECSANYI, Maria Ivone (org.). Cotidiano, cultura popular e planejamento urbano (anais do encontro). São Paulo: FAU/USP, p. 3-19, 1985.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 22ª Edição. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópois: Vozes, 2014.
CHARTIER, Roger. A história cultural – entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL,1990.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, v. 11, n.5, p. 173-191, 1991.
CUNHA, Luiz Antônio. A Universidade Temporã. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986. 2ª Edição Revista e Ampliada.
DIABO COXO: São Paulo, 1864-1865. Edição fac-similar. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.
FLORES, Moacyr. Educação e ensino na província do Rio Grande do Sul no século XIX. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 1, e313892, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.
GLEZER, Raquel. São Paulo como objeto: construção e uso. In: GLEZER, Raquel. Chão de terra e outros ensaios sobre São Paulo. São Paulo: Alameda, p. 137-154, 2007.
LEVI, Giovanni e SCHMITT, Jean-Claude (orgs.). História dos Jovens. Vol. 1. Da Antiguidade à Era Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
MARTINS, Ana Luiza e BARBUY, Heloisa. Arcadas: história da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (1827-1997). São Paulo: Alternativa Serviços Programados, 1998.
MORAES, Dislane Zerbinatti. Entre rememorações e reconstruções de identidades estudantis: capítulos da história da imprensa estudantil da Universidade de São Paulo (1980-2015). In: DÍAZ, José María Henández (coord.). La Prensa de los escolares y estudiantes: su contribución al patrimonio histórico educativo. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, p. 569-580, 2015.
SEVCENKO, Nicolau. A cidade metástasis e o urbanismo inflacionário: incursões na entropia paulista. Revista USP, n. 63, p. 16-35, 2004.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gabriel Vicente França
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.