Representação da negritude na publicidade: corpos, identidade e resistência
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e16441Palavras-chave:
Negritude, Publicidade, RacismoResumo
Frequentemente, a mídia apresenta as pessoas negras de forma estereotipada, reforçando imagens restritivas que as vinculam a posições subalternas ou exóticas, desconsiderando sua diversidade e complexidade. Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar uma visão geral sobre a representação das pessoas negras na mídia, por meio da análise de imagens publicitárias. Como objetivos específicos, teve o fito de verificar de que forma peças publicitárias reproduzem o racismo e o machismo. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual foram usados os métodos de investigação de imagens e bibliográfica para compreender aspectos subjetivos e contextuais sobre o tema, construindo uma melhor interpretação do fenômeno. Foi possível concluir, tendo em vista a análise de peças recentemente publicadas, que o racismo ainda é muito presente nas práticas sociais, mesmo com a atuação dos movimentos antirracistas. Ainda há, pois, muito o que ser melhorado em nossa sociedade.
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