Representação da negritude na publicidade: corpos, identidade e resistência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e16441

Palabras clave:

Negritude, Publicidade, Racismo

Resumen

Frequentemente, a mídia apresenta as pessoas negras de forma estereotipada, reforçando imagens restritivas que as vinculam a posições subalternas ou exóticas, desconsiderando sua diversidade e complexidade. Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar uma visão geral sobre a representação das pessoas negras na mídia, por meio da análise de imagens publicitárias. Como objetivos específicos, teve o fito de verificar de que forma peças publicitárias reproduzem o racismo e o machismo. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual foram usados os métodos de investigação de imagens e bibliográfica para compreender aspectos subjetivos e contextuais sobre o tema, construindo uma melhor interpretação do fenômeno. Foi possível concluir, tendo em vista a análise de peças recentemente publicadas, que o racismo ainda é muito presente nas práticas sociais, mesmo com a atuação dos movimentos antirracistas. Ainda há, pois, muito o que ser melhorado em nossa sociedade.

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Biografía del autor/a

Estefane Batista de Freitas, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Graduanda em Letras/Português pela Universidade Federal Rural do Semi-árido.

Karla Raphaella Costa Pereira, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Professora da Universidade Federal Rural do Semi-árido, doutora e mestra em educação pela Universidade Estadual do Ceará, doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Psicopedagogia e Revisão de Textos, graduada em Letras e Pedagogia

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Publicado

2025-12-06

Cómo citar

FREITAS, E. B. de; PEREIRA, K. R. . C. Representação da negritude na publicidade: corpos, identidade e resistência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e16441, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e16441. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/16441. Acesso em: 6 dic. 2025.