Conhecimentos prévios de professores de Biologia acerca das estratégias e abordagens potencialmente significativas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15997

Palabras clave:

Questões sociocientíficas, Abordagem CTSA, Ensino de ciências, Formação Docente, Educação Científica.

Resumen

Foram investigados os conhecimentos prévios de professores de Biologia sobre estratégias e abordagens didáticas com potencial para promover um ensino de Ciências mais significativo, com foco em questões sociocientíficas (QSC). Os dados analisados foram coletados durante um curso de formação docente, utilizando um questionário semiestruturado aplicado no primeiro encontro formativo. A análise foi conduzida com base na categorização das respostas. Os resultados evidenciam um conhecimento limitado dos professores em relação ao uso de recursos didáticos, especialmente no que diz respeito às QSC e à investigação temática. Também foram identificadas concepções alternativas sobre o planejamento de ensino voltado ao letramento científico, refletindo uma visão ainda reducionista e cartesiana presente no imaginário desses profissionais. Ressalta-se a importância de ampliar os programas de formação docente, com o objetivo de fornecer ferramentas que favoreçam o uso de metodologias de ensino mais significativas, promovendo maior confiança e autonomia pedagógica entre os professores.

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Biografía del autor/a

Aleson da Silva Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRN. Docente da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

Ivaneide Alves Soares da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra em Bioecologia Aquática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRN. Docente associada ao Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRN.

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Publicado

2025-10-23

Cómo citar

FONSECA, A. da S.; COSTA, I. A. S. da. Conhecimentos prévios de professores de Biologia acerca das estratégias e abordagens potencialmente significativas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15997, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15997. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15997. Acesso em: 5 dic. 2025.