Estágio de Docência: experiências de discentes e egressos de um Programa de Pós-Graduação em Ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15902

Palabras clave:

Ensino Superior, Formação Docente, Estágio de Docência, Ensino

Resumen

O texto objetiva apresentar reflexões acerca do estágio de docência no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino), instituído por meio da associação ampla entre três Instituições de Ensino Superior circunscritas no estado do Rio Grande do Norte (UERN, UFERSA e IFRN). A produção e, consequentemente, a análise dos dados partem das experiências de mestrandos e egressos do programa que vivenciaram essa etapa formativa em diferentes tempos e contextos no Ensino Superior. Ao todo, 26 participantes colaboraram com a pesquisa. Concluiu-se, entre outros aspectos, que o estágio de docência é essencial para entender a docência e o planejamento nessa modalidade de ensino; possibilita vivenciar, de algum modo, o tripé que move o Ensino Superior – ensino-pesquisa-extensão; contribui para o andamento das pesquisas que estão sendo realizadas no curso de mestrado; e, quando bem mediado pelo professor orientador de estágio, permite a construção de uma postura reflexiva, a análise crítica e o aprimoramento contínuo da prática docente no Ensino Superior.

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Biografía del autor/a

Antonio Anderson Brito do Nascimento, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido

Mestre em Ensino (PosEnsino). Professor da Educação Básica (SEEC). Membro do Grupo de Estudos em Formação Docente (GEFOR/UFERSA).

Vanessa de França Almeida Gurgel, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestra em Ensino (PosEnsino). Especialista em Tecnologias Educacionais (UNP), Educação Inclusiva e Psicopedagogia (Faculeste). Graduada em Pedagogia (UNP) e Ciências Econômicas (UERN).

Areillen Ronney Rocha Reges, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutorando e mestre em Ensino (PosEnsino). Especialista em Geografia do Nordeste. Professor da Educação Básica (SEEC). Membro do Grupo de Estudos em Formação Docente (GEFOR/UFERSA)

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido

Doutor em educação pela UECE. Professor Adjunto da UFERSA. Docente Permanente do PosEnsino. Coordenador do Grupo de Estudos em Formação Docente (GEFOR/UFERSA).

Citas

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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Regimento Geral - PosEnsino: Programa de Pós-Graduação em Ensino. Mossoró, 2022.

Publicado

2025-10-24

Cómo citar

NASCIMENTO, A. A. B. do; GURGEL, V. de F. A.; REGES, A. R. R.; MEDEIROS, E. A. de. Estágio de Docência: experiências de discentes e egressos de um Programa de Pós-Graduação em Ensino. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15902, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15902. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15902. Acesso em: 5 dic. 2025.