Estágio de Docência: experiências de discentes e egressos de um Programa de Pós-Graduação em Ensino
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15902Palabras clave:
Ensino Superior, Formação Docente, Estágio de Docência, EnsinoResumen
O texto objetiva apresentar reflexões acerca do estágio de docência no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino), instituído por meio da associação ampla entre três Instituições de Ensino Superior circunscritas no estado do Rio Grande do Norte (UERN, UFERSA e IFRN). A produção e, consequentemente, a análise dos dados partem das experiências de mestrandos e egressos do programa que vivenciaram essa etapa formativa em diferentes tempos e contextos no Ensino Superior. Ao todo, 26 participantes colaboraram com a pesquisa. Concluiu-se, entre outros aspectos, que o estágio de docência é essencial para entender a docência e o planejamento nessa modalidade de ensino; possibilita vivenciar, de algum modo, o tripé que move o Ensino Superior – ensino-pesquisa-extensão; contribui para o andamento das pesquisas que estão sendo realizadas no curso de mestrado; e, quando bem mediado pelo professor orientador de estágio, permite a construção de uma postura reflexiva, a análise crítica e o aprimoramento contínuo da prática docente no Ensino Superior.
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Derechos de autor 2025 Antonio Anderson Brito do Nascimento, Vanessa de França Almeida Gurgel, Areillen Ronney Rocha Reges, Emerson Augusto de Medeiros (Autor)

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