As músicas de Luiz Gonzaga na Educação de Jovens e Adultos (EJA) como ferramentas pedagógicas para valorização da identidade cultural
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15700Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Sertaneja, Luiz Gonzaga, Identidade Cultural, Ensino Contextualizado.Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) requer metodologias que valorizem a cultura e a vivência dos estudantes. Este estudo, de caráter documental e analítico, investiga o uso potencial das músicas de Luiz Gonzaga como ferramenta didática na EJA, promovendo o aprendizado significativo e o engajamento dos estudantes. A pesquisa selecionou 23 canções do artista e analisou sua aplicabilidade em diferentes componentes curriculares. A metodologia consistiu na associação das músicas a saberes específicos e seus respectivos objetos de conhecimento, proporcionando um ensino contextualizado. Os resultados indicam que a abordagem musical favorece a participação ativa dos estudantes, fortalece a identidade cultural nordestina e amplia as possibilidades pedagógicas na EJA. Conclui-se que a música, além de recurso artístico, é uma potente estratégia educacional, incentivando a reflexão crítica e o aprendizado interdisciplinar.
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