As músicas de Luiz Gonzaga na Educação de Jovens e Adultos (EJA) como ferramentas pedagógicas para valorização da identidade cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15700

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Sertaneja, Luiz Gonzaga, Identidade Cultural, Ensino Contextualizado.

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) requer metodologias que valorizem a cultura e a vivência dos estudantes. Este estudo, de caráter documental e analítico, investiga o uso potencial das músicas de Luiz Gonzaga como ferramenta didática na EJA, promovendo o aprendizado significativo e o engajamento dos estudantes. A pesquisa selecionou 23 canções do artista e analisou sua aplicabilidade em diferentes componentes curriculares. A metodologia consistiu na associação das músicas a saberes específicos e seus respectivos objetos de conhecimento, proporcionando um ensino contextualizado. Os resultados indicam que a abordagem musical favorece a participação ativa dos estudantes, fortalece a identidade cultural nordestina e amplia as possibilidades pedagógicas na EJA. Conclui-se que a música, além de recurso artístico, é uma potente estratégia educacional, incentivando a reflexão crítica e o aprendizado interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo José Araújo de Jesus, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutorando em Botânica. Mestre em Recursos Genéticos Vegetais. Biólogo. Profissionalmente atuou como Professor e Coordenador Pedagógico nas redes privada e pública de ensino

Juarez da Silva Paz, Faculdade Brasileira do Recôncavo

Pós-Doc em Politicas Publicas, Doutor em Difusão do Conhecimento, Estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra-Portugal.  Mestre em EJA.  Especialista no campo da Educação.  Licenciado em Pedagogia e Geografia.

Patrícia Luz Ribeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora e Mestre em Botânica, Graduada em Ciências Biológica, Professora Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Referências

Brasil. Presidência da República. Luiz Gonzaga tem o nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Disponível em: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2024/01/luiz-gonzaga-tem-o-nome-inscrito-no-livro-dos-herois-e-heroinas-da-patria. Acesso em: 16 fev. 2025.

Cordeiro, J. M. (2012). O xote ecológico de Luiz Gonzaga e a educação ambiental na escola: uma experiência com alunos do ensino fundamental. Revista de Estudos Geoeducacionais, 3(5), 1-10.

Freire, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3 ed. São Paulo: Moraes, 1980. p. 102.

Gonzagão Online. Biografia de Luiz Gonzaga. Disponível em: https://gonzagao.com/biografia-de-luiz-gonzaga/. Acesso em: 16 fev. 2025.

Lima, J. C. As representações política e cultural de Luiz Gonzaga, traços de identidade nordestina. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/20300/1/Jos%C3%A9CunhaLima_Dissert.pdf. Acesso em: 15 fev. 2025.

Pereira, A. Os Sujeitos da EJA e da Educação Social: As pessoas em situação de vulnerabilidade social. Revista Práxis Educacional, v. 15, n. 31, p. 273-294, jan./mar. 2019.

Pierro, M. C.; Joia, O.; Ribeiro, V. M. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos Cedes, ano XXI, no 55, 2001, p. 58-77. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br/downloads/parte1.pdf. Acesso em: 15 fev. 2025.

Ribas, L. P. (2006). Música e intergeracionalidade na Educação de Jovens e Adultos. Anais do XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), Brasília, DF, Brasil.

Ribas, M. G. C. Práticas musicais na Educação de Jovens e Adultos: uma abordagem geracional. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 21, p. 124-134, mar. 2009.

Ribas, M. G. (2014). Mulheres da Educação de Jovens e Adultos em busca da formação perdida: um olhar da educação musical. Educar em Revista, (53), p. 113-130.

Santos, J. S.; Pereira, M. V.; Amorim, A. Os sujeitos estudantes da EJA: um olhar para as diversidades. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 1, p. 122-135, jan./jun. 2018.

Vasconcelos, A. P. S.; Amorim, A.; Ferreira, M. C. A. Quando os estudantes vão à escola da EJA: dificuldades encontradas. Revista da Faculdade de Educação, v. 35, n. 1, p. 153-174, jan./jun. 2021.

Publicado

24-09-2025

Como Citar

JESUS, R. . J. A. de; PAZ, J. da S.; RIBEIRO, P. L. As músicas de Luiz Gonzaga na Educação de Jovens e Adultos (EJA) como ferramentas pedagógicas para valorização da identidade cultural . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e15700, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15700. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15700. Acesso em: 5 dez. 2025.