As relações étnico-raciais no ensino de Química na EJA: uma revisão bibliográfica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15613

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação das Relações Étnico-raciais, Acervo Acadêmico.

Resumen

A pesquisa, fundamentada em teóricos que discutem educação popular, justiça social e currículo decolonial, teve como objetivo identificar produções acadêmicas que articulem o ensino de Química à educação para as relações étnico-raciais na Educação de Jovens e Adultos. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com foco em artigos publicados em periódicos nacionais das áreas de Educação e Ensino de Ciências/Química. Os resultados revelam escassez de estudos que integrem essas dimensões, embora indiquem que docentes reconhecem a importância do tema. No entanto, a efetivação pedagógica enfrenta obstáculos, como a ausência de formação continuada e a carência de materiais adequados. Quando presentes, as práticas antirracistas valorizam as vivências dos estudantes e favorecem o engajamento crítico. Conclui-se que é necessário fomentar pesquisas e formações que promovam abordagens contextualizadas, críticas e inclusivas no ensino de Química voltado a esse público.

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Biografía del autor/a

Rômulo Henrique Possatte Martins, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestrando em Química pelo Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, pelo Ifes, campus Vila Velha. Bacharel e licenciado em Química. Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e em Educação de Jovens e Adultos.

Mari Inez Tavares, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação (2020) pela UFES, Mestre em Ensino de Ciências - Modalidade Química (2009) pela USP. Professora adjunta nos cursos de licenciatura em Química e Pedagogia da UFES e professora colaboradora do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, no Ifes Vila Velha.

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Publicado

2025-09-23

Cómo citar

MARTINS, R. H. P.; TAVARES, M. I. As relações étnico-raciais no ensino de Química na EJA: uma revisão bibliográfica. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15613, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15613. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15613. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê: Culturas e diversidades na dinâmica das relações étnoco-raciais