As relações étnico-raciais no ensino de Química na EJA: uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15613Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos, Educação das Relações Étnico-raciais, Acervo Acadêmico.Resumen
A pesquisa, fundamentada em teóricos que discutem educação popular, justiça social e currículo decolonial, teve como objetivo identificar produções acadêmicas que articulem o ensino de Química à educação para as relações étnico-raciais na Educação de Jovens e Adultos. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com foco em artigos publicados em periódicos nacionais das áreas de Educação e Ensino de Ciências/Química. Os resultados revelam escassez de estudos que integrem essas dimensões, embora indiquem que docentes reconhecem a importância do tema. No entanto, a efetivação pedagógica enfrenta obstáculos, como a ausência de formação continuada e a carência de materiais adequados. Quando presentes, as práticas antirracistas valorizam as vivências dos estudantes e favorecem o engajamento crítico. Conclui-se que é necessário fomentar pesquisas e formações que promovam abordagens contextualizadas, críticas e inclusivas no ensino de Química voltado a esse público.
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