A educação profissional e tecnológica no IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15533

Palavras-chave:

Escritoras negras, Formação leitora omnilateral, Curso Técnico integrado ao Ensino Médio, IFRO.

Resumo

Este artigo tem como propósito a inclusão das obras literárias, na perspectiva de escritoras negras, na formação leitora humanística e omnilateral dos estudantes dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama. O objetivo é colaborar com a formação leitora, integral e omnilateral dos estudantes por meio de Cadernos temáticos sobre escritoras negras e suas produções visando possibilidades de atividades em sala de aula. O processo de pesquisa se caracterizou por ser qualitativa de caráter investigativo, e a metodologia utilizada para a aplicação é a participante. O resultado foi a divulgação das escritoras negras e suas obras literárias no IFRO. Além de promovermos a divulgação, leitura e preservação da Literatura africana e afro-brasileira.

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Biografia do Autor

Ivonete da Silva Cardoso Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Graduação em Administração. Especialização em Metodologia do Ensino Superior e EaD
Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Educação a Distância- IFRO. Formação Pedagógica para Não Licenciada- UAB/IFRO. Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica-IFES. Mestre Em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT

Iza Reis Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Rondônia - IFRO - Campus Porto Velho Calama. Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - PROFEPT/IFRO; Professora Formadora da UAB no Curso de Pedagogia e EPT do IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte; Pós-doutora em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre - UFAC; Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2014 -2018); Mestre em Letras - Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2006 - 2008). Graduada em Letras/ Português pela Universidade Federal de Rondônia (1996). Especialista em Letras - Estudos Literários e Linguísticos pela FACISA (2005). Especialista em Metodologia e Didática da Educação Superior pela Universidade de Rondônia - UNIRON (2002). Experiência como Avaliadora de projetos na área da Educação Básica, Profissional, Superior e Pós-graduação; Orientações acadêmicas e científicas na área da Educação e Literaturas com ênfase em Letramento Literário, Literatura Infantil e Juvenil indígena, Literatura Infantil e Juvenil amazônica e Literatura Infantil e Juvenil contemporânea; Metodologias da pesquisa em gêneros acadêmicos como Artigos científicos e Projetos de pesquisa. No Mestrado do ProfEPT, realizo pesquisas na área das práticas educativas e estratégias interdisciplinares com a pesquisa como princípio pedagógico. E ainda elaboração e experimentação de propostas de ensino transformadoras em sala de aula e em outros espaços. Atualmente, desenvolvo o Projeto AJURI - um encontro com narrativas indígenas de encantaria pelo IFRO; e pesquisas sobre Literatura Infantil e Juvenil indígena e amazônica na perspectiva dos letramentos verbal e visual; Líder do Grupo de Pesquisa Processos de Criação na/da Amazônia - Criamazônia/IFRO/CNPq. E-mail: iza.reis@ifro.edu.br

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Publicado

03-11-2025

Como Citar

VIEIRA, I. da S. C.; GOMES, I. R. A educação profissional e tecnológica no IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e15533, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15533. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15533. Acesso em: 5 dez. 2025.