A gamificação como metodologia ativa nas aulas de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15452Palavras-chave:
Língua Inglesa, Gamificação, Aprendizagem.Resumo
Este trabalho tem por objeto de estudo a prática dos jogos e das brincadeiras em aulas de Língua Inglesa com foco na utilização da metodologia ativa gamificação. A pesquisa ocorreu em uma turma do 9º ano de uma escola pública da região do Alto Oeste Potiguar. O objetivo geral deste estudo foi analisar a utilização de jogos e brincadeiras pedagógicas nas aulas de Língua Inglesa como estímulo ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, destacando, também, se o professor está aplicando a gamificação como metodologia ativa para o ensino nesse componente curricular. Trata-se de uma pesquisa de enfoque misto, com bases teóricas fundamentadas em autores como Lima e Barbosa (2024), Nascimento, Silva e Morais (2019), Martins (2016) e nos documentos norteadores, como os PCNs (1998) e a BNCC (2018). As reflexões apontam que os jogos e as brincadeiras, se utilizados de forma adequada, podem estimular o aprendizado de Língua Inglesa na escola pesquisada.
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