Diversidade, cultura e relações étnico-raciais: articulações para o processo didático
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15424Palavras-chave:
Cultura, Educação para a diversidade, Educação nas relações étnico-raciais., MulticulturalismoResumo
Este estudo tem como objetivo discutir a relação ensino, diversidade e cultura, com enfoque nas relações étnico-raciais, a partir dos pressupostos da Didática. Para tanto, empregou-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como parâmetros produções que tratam sobre os temas relações étnico-raciais, diversidade e cultura com ênfase às articulações que podem ser tecidas no campo da Didática. O tema demonstra um desencadeamento conceitual, encontrando-se nas discussões sobre cultura na qualidade de objeto de conhecimento escolar de diferentes vertentes, sendo a linha defensora do multiculturalismo aquela que legitima e insere o tema relações étnico-raciais no currículo. Concluímos que a discussão em tela é ampla, entretanto é crucial que os processos de
ensino-aprendizagem incluam seus atores e histórias para o fortalecimento das relações sujeito-educação-formação e que as culturas se aproximem e se interconectem.
Downloads
Referências
ARROYO, M. G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2012.
BORUCHOVITH, E.; BZUNECK, J. A. (orgs.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2009.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília,
DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 30 mar. 2025.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 3 abr. 2025.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 2 fev. 2025.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997.
CAGLIARI, L. C. Alfabetização & linguística. Scipione: São Paulo, 1989.
CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA; A. F. B.; CANDAU, V. M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 13-37.
CANDAU, V. M. A didática em questão. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1983.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Brasília: UNESCO, 2003.
FARIA, L. R. A. As orientações educativas contra-hegemônicas em face dos questionamentos pós-modernos: e a didática com isso? In: MARIN, A. J.; PIMENTA, S. G. (orgs.). Didática: teoria e pesquisa. Araraquara: Junqueira & Marin, 2015. p. 57-80.
FREIRE, P. Educação e mudança. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1983.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.
GALVÃO, I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 1995.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008
GOMES, N. L. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03. In: MOREIRA; A. F. B.; CANDAU, V. M. (orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 67-89.
PASSOS, J. C. Jovens negros: trajetórias escolares, desigualdades e racismo. In: REUNIÃO DA ANPED, 29., 2006, Caxambu. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2006. v. 1,
p. 1-13. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT21-1846—Int.pdf. Acesso em: 7 mar. 2025.
PERRENOUD, P. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PIMENTA, S. G. As ondas críticas da Didática em movimento: resistências ao tecnicismo/neotecnicismo neoliberal. In: LONGAREZI, A. M.; PIMENTA, S. G.; PUENTES, R. V. (org.). Didática crítica no Brasil. São Paulo: Cortez, 2023. p. 17-49.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 15-38.
SACRISTÁN, J. G. Educar e viver na cultura global. Porto Alegre: ArtMed, 2002.
SANTOS, A. I. Abordagens epistemológicas da diversidade e sujeitos representados em pesquisas educacionais. Reflexão e Ação, v. 29, n. 1, p. 34-49, jan./abr. 2021.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVA, P. B. G.; GOMES, N. L. (orgs.). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
VEIGA, I. P. A. (org.). Lições de didática. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jaqueline de Morais Costa, Viviane Aparecida Bagio (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.







