Diversidade, cultura e relações étnico-raciais: articulações para o processo didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15424

Palavras-chave:

Cultura, Educação para a diversidade, Educação nas relações étnico-raciais., Multiculturalismo

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir a relação ensino, diversidade e cultura, com enfoque nas relações étnico-raciais, a partir dos pressupostos da Didática. Para tanto, empregou-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como parâmetros produções que tratam sobre os temas relações étnico-raciais, diversidade e cultura com ênfase às articulações que podem ser tecidas no campo da Didática. O tema demonstra um desencadeamento conceitual, encontrando-se nas discussões sobre cultura na qualidade de objeto de conhecimento escolar de diferentes vertentes, sendo a linha defensora do multiculturalismo aquela que legitima e insere o tema relações étnico-raciais no currículo. Concluímos que a discussão em tela é ampla, entretanto é crucial que os processos de
ensino-aprendizagem incluam seus atores e histórias para o fortalecimento das relações sujeito-educação-formação e que as culturas se aproximem e se interconectem.

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Biografia do Autor

Jaqueline de Morais Costa, Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Doutora e Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR. Licenciada em Pedagogia pela UEPG. Áreas de experiência profissional: Ensino Superior (gestão e docência); Educação Básica (gestão e docência nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio). Áreas de pesquisa: formação de professores, gestão educacional, educação e tecnologia, ensino de matemática para anos iniciais. 

 

Viviane Aparecida Bagio, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação. Mestre em Educação em Ciências e em Matemática. Bacharela e licenciada em Matemática. Licenciada em Pedagogia. Professora do ensino superior nas áreas didática e educação digital.

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Publicado

09-09-2025

Como Citar

COSTA, J. de M.; BAGIO, V. A. Diversidade, cultura e relações étnico-raciais: articulações para o processo didático. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e15424, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15424. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15424. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Culturas e diversidades na dinâmica das relações étnoco-raciais