Pedagogia libertadora e decolonialidade: diálogos entre Paulo Freire, Enrique Dussel e Ramón Grosfoguel
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15324Palabras clave:
Decolonialidade, Dussel, Educação Libertadora, Freire, GrosfoguelResumen
A colonização da América Latina foi um evento histórico que impactou todo o mundo, trazendo consequências que perduram até os dias atuais, como o eurocentrismo e o racismo/sexismo epistêmico que cravou suas garras nas universidades ocidentalizadas, hierarquizando epistemologias. Nesse sentido, Enrique Dussel e Ramón Grosfoguel propõem a transmodernidade pluriversal, um projeto decolonial que visa um diálogo filosófico intercultural entre todos os povos, promovendo a valorização das epistemologias menosprezadas pela Europa e pelos Estados Unidos. Paulo Freire, com sua Pedagogia Libertadora, contribuiu a partir de sua proposta de apreciação do conhecimento popular, destacando a importância de reconhecer o contexto social, histórico e político em que o sujeito está inserido. Portanto, o objetivo deste artigo é correlacionar as ideias de Freire, Dussel e Grosfoguel, visando contribuir com um debate que inspire práticas educativas decoloniais e emancipadoras, valorizando os conhecimentos construídos por autores latino-americanos.
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