Pedagogia libertadora e decolonialidade: diálogos entre Paulo Freire, Enrique Dussel e Ramón Grosfoguel

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15324

Palabras clave:

Decolonialidade, Dussel, Educação Libertadora, Freire, Grosfoguel

Resumen

A colonização da América Latina foi um evento histórico que impactou todo o mundo, trazendo consequências que perduram até os dias atuais, como o eurocentrismo e o racismo/sexismo epistêmico que cravou suas garras nas universidades ocidentalizadas, hierarquizando epistemologias. Nesse sentido, Enrique Dussel e Ramón Grosfoguel propõem a transmodernidade pluriversal, um projeto decolonial que visa um diálogo filosófico intercultural entre todos os povos, promovendo a valorização das epistemologias menosprezadas pela Europa e pelos Estados Unidos. Paulo Freire, com sua Pedagogia Libertadora, contribuiu a partir de sua proposta de apreciação do conhecimento popular, destacando a importância de reconhecer o contexto social, histórico e político em que o sujeito está inserido. Portanto, o objetivo deste artigo é correlacionar as ideias de Freire, Dussel e Grosfoguel, visando contribuir com um debate que inspire práticas educativas decoloniais e emancipadoras, valorizando os conhecimentos construídos por autores latino-americanos.

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Biografía del autor/a

Melissa Dandara de Oliveira Duarte, Universidade Federal de Roraima

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRR. Licenciada em Educação Física pelo IFRR. Cursando Licenciatura em Ciências Humanas com Ênfase em Educação Indígena pela UERR. Integrante do Grupo de Pesquisa OREMUS: Observatório de Educação Musical Latino-Amazônica e Caribenha.

José Rodrigo Santos Velho, Universidade Federal de Roraima

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutor e Mestre em Educação, Licenciado em Arte-Educação com Habilitação em Música. Líder do Grupo de Pesquisa OREMUS: Observatório de Educação Musical Latino-Amazônica e Caribenha

João Paulino da Silva Neto, Universidade Federal de Roraima

Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

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Publicado

2025-10-21

Cómo citar

DUARTE, M. D. de O.; VELHO, J. R. S.; SILVA NETO, J. P. da. Pedagogia libertadora e decolonialidade: diálogos entre Paulo Freire, Enrique Dussel e Ramón Grosfoguel. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15324, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15324. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15324. Acesso em: 5 dic. 2025.