A invisibilidade de pessoas LGBTQIA+ em espaços de poder: desafios e estratégias de representação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15239

Palabras clave:

Invisibilidade, Representação, Poder, LGBTQIA

Resumen

Este artigo tem como objetivo investigar os desafios enfrentados por pessoas LGBTQIA+ em busca de representatividade e as estratégias que têm sido implementadas para reverter esse cenário. A investigação fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, com base em autores como Michel Foucault, Judith Butler, Kimberlé Crenshaw, Guacira Lopes Louro e Berenice Bento, entre outros, que contribuem para compreender as dimensões estruturais da exclusão e as possibilidades de subversão das normas sociais. O estudo destaca como estigmas, desigualdades históricas e ausência de políticas públicas inclusivas contribuem para a invisibilidade de identidades LGBTQIA+. Por outro lado, evidencia-se o papel da atuação política, da interseccionalidade e da visibilidade como caminhos para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Os resultados apontam que, embora avanços tenham sido conquistados, ainda persistem obstáculos significativos à plena inclusão e representatividade dessas populações.

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Biografía del autor/a

Maria Thaís de Oliveira Batista, Universidade Estadual da Paraíba

Doutoranda em Educação (PPGE/UFPE). Pedagoga (UFCG). Professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Religiosidades, Educação, Memórias e Sexualidades (CNPq/UFPE); o Grupo Núcleo de Estudos em Educação NEED (CNPq/UERN) e o Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Linguagem e Práticas Sociais (GIEPELPS) (CNPq/UFCG).

Priscila Nunes Brazil, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande, na área de Estudos Linguísticos (PPGLE/UFCG). Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Integra o Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Linguagem e Práticas Sociais (UFCG/CNPq) e o Grupo de pesquisa Linguagem, Interação e Cultura (GELInC/UFCG). 

 

Belijane Marques Feitosa, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Sergipe (PPGE/UFS). Professora da Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG). Integra o Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Linguagem e Práticas Sociais (GIEPELPS) (CNPq/UFCG) e o Grupo de estudos e pesquisas queer e outras epistemologias feministas (CONQUEER) (CNPq/UFS).

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Publicado

2025-09-01

Cómo citar

BATISTA, M. T. . de O.; BRAZIL, P. N.; FEITOSA, B. M. A invisibilidade de pessoas LGBTQIA+ em espaços de poder: desafios e estratégias de representação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15239, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15239. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15239. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê - Estudos Trans e Cuir: intersecções e diálogos