Ensino de ciência em animais de laboratório e diagnóstico por imagem na medicina veterinária ludovicense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13758

Palavras-chave:

Ciência em Animais de Laboratório, Diagnóstico por Imagem, Aprendizagem da Docência, Ensino Médico Veterinário, Formação Profissional.

Resumo

O ensino médico veterinário é regido pelas diretrizes curriculares nacionais (Brasil, 2019), através destas, as universidades estabelecem seus projetos pedagógicos de curso (PPC). Esta pesquisa envolveu busca ativa de documentos (PPC e ementas) com intuito de visualizar a oferta de ensino de Ciência em Animais de Laboratório (CAL) e Diagnóstico por Imagem (DI) no curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão, priorizando os Projetos Político Pedagógicos no período de 1995 e 2021. Os dados obtidos evidenciaram implantação, mudanças em ementas, nomenclatura e carga horária da disciplina DI. Em contrapartida, a disciplina de CAL nunca foi oferecida como eletiva ou obrigatória no período pesquisado. Concluiu-se que a disciplina DI foi ofertada com carga horária reduzida, desafiando os docentes a mudanças nas metodologias de ensino, em compensação, o curso não prepara o Médico Veterinário para atuar na área de CAL e nem o sensibiliza com assuntos pertinentes à área.

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Biografia do Autor

Hugo Leonardo Melo Dias, Universidade Estadual do Maranhão

Médico Veterinário e Licenciado em Ciências Biológicas, Membro efetivo do Grupo de Pesquisa em Ortopedia e traumatologia veterinária(GOTVET), membro da SBCAL (Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório) Especialista em Ciências da Saúde(UFMA) e em Ensino de Genética(UEMA), Mestre em Ciência de Animais de Laboratório pelo Instituto de Ciências e Tecnologia de Biomodelos(ICTB) da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ- RJ, Doutorando do Programa de Ciência Animal da Universidade Estadual do Maranhão. Professor de ensino superior entre os anos de 2008 e 2013 da disciplina de Nutrição experimental.Foi orientador de TCC do Programa de Pós Graduação Latu sensu em Ensino de Ciências (C10) entre 2020 e Junho de 2021. Atuou como Clinico Geral da Policlinica Veterinária e do Hospital Veterinário Seres É Bioterista da Universidade Federal do Maranhão desde 2011 trabalhando na área de produção, experimentação e ensino de Ciência em Animais de Laboratório. Atuou como membro da CEUA/UFMA entre 2022 e 2024. Professor do departamento de biologia da UEMA. Professor de Ciências do Município de São José de Ribamar- Maranhão. Áreas de atuação: Ciência em Animais de Laboratório, Ensino Médico Veterinário, Diagnóstico de ensino.

Maria Inês Doria Rossi, Fundação Oswaldo Cruz

Doutora em Patologia, Médica veterinária, Coordenadora e orientadora do Programa de Mestrado Profissional em Ciência em Animais de Laboratório da Fiocruz – RJ e Coorientadora do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal – Universidade Estadual do Maranhão

Alexandre Viana Verde, Universidade Federal do Maranhão

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, Pedagogo e Professor de língua inglesa da rede de ensino municipal de São José de Ribamar, revisor e tradutor deste artigo

Matheus Levi Tajra Feitosa, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Ciências, Médico Veterinário, Prof. Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão e Orientador do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal – Universidade Estadual do Maranhão

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Publicado

2025-04-02

Como Citar

DIAS, H. L. M.; ROSSI, M. I. D.; VERDE, A. V.; FEITOSA, M. L. T. Ensino de ciência em animais de laboratório e diagnóstico por imagem na medicina veterinária ludovicense. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e13758, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e13758. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13758. Acesso em: 24 abr. 2025.