Ensino de ciência em animais de laboratório e diagnóstico por imagem na medicina veterinária ludovicense
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13758Palavras-chave:
Ciência em Animais de Laboratório, Diagnóstico por Imagem, Aprendizagem da Docência, Ensino Médico Veterinário, Formação Profissional.Resumo
O ensino médico veterinário é regido pelas diretrizes curriculares nacionais (Brasil, 2019), através destas, as universidades estabelecem seus projetos pedagógicos de curso (PPC). Esta pesquisa envolveu busca ativa de documentos (PPC e ementas) com intuito de visualizar a oferta de ensino de Ciência em Animais de Laboratório (CAL) e Diagnóstico por Imagem (DI) no curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão, priorizando os Projetos Político Pedagógicos no período de 1995 e 2021. Os dados obtidos evidenciaram implantação, mudanças em ementas, nomenclatura e carga horária da disciplina DI. Em contrapartida, a disciplina de CAL nunca foi oferecida como eletiva ou obrigatória no período pesquisado. Concluiu-se que a disciplina DI foi ofertada com carga horária reduzida, desafiando os docentes a mudanças nas metodologias de ensino, em compensação, o curso não prepara o Médico Veterinário para atuar na área de CAL e nem o sensibiliza com assuntos pertinentes à área.
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