Educação ambiental e o currículo escolar: algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.7179Palabras clave:
Educação ambiental, Currículo, NaturezaResumen
O despertar da cidadania é um dos mais libertários momentos da vida de crianças, jovens e adultos. É quando a noção de direitos e deveres transcende meros interesses individuais para traduzir uma nova visão de mundo, que reflete a responsabilidade de cada pessoa na construção de valores coletivos plenos, plurais e democráticos que assegurem o bem-estar humano e o respeito a todas as formas de vida em suas mais variadas manifestações. Na busca de soluções que alteram ou subvertem a ordem vigente, o tema propõe novos modelos de relacionamentos mais harmônicos com a natureza, novos paradigmas e novos valores éticos com uma visão holística, adota postura de integração e participação. Uma educação abrangente, crítica, problematizada. Para respaldar o estudo, a metodologia que utilizamos está amparada nos conceitos de Minayo (1999), quando diz que ao elaborar um projeto de pesquisa, o pesquisador estará lidando com, no mínimo, três dimensões: técnica, que são as regras científicas para a construção do projeto; ideológica, que está relacionada às escolhas do pesquisador, sempre tendo em vista o momento histórico; e, científica, haja vista que ultrapassa o senso comum a partir do método científico. Podemos caracterizar nossa pesquisa como sendo exploratória e bibliográfica, uma vez que buscamos fundamentação teórica com autores como Brasil (2018; 2001), Epagri (2014), Figueiredo (1999), Gil (2002), Minayo (1999), entre outros.
Descargas
Citas
ARAÚJO. F. de M. Educação ambiental e a prática da transversalidade na formação de professores: reflexos no ensino básico. Manaus: UEA, 2009.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Lei nº 9.795/1999. Disponível em: http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-mbiental/historico-brasileiro. Acesso em: 25.09.2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. 2001.
EPAGRI. Educação Ambiental: compromisso com a vida. Caderno de Gestão Social e Ambienatl. Florianópolis, SC, 2014.
FIGUEIREDO, J. B. O tão ecocêntrico, em busca de uma praxis ecológica. Dissertação. Universidade Estadual do Ceará – UECE, 1999.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MINAYO, M. C. de S. [et al]. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
NARCIZO. K. R. dos S. Uma análise sobre a importância de trabalhar educação ambiental nas escolas. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., v. 22, janeiro a julho de 2009.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Francisco Átila Carneiro Lima, Ana Caroline de Vasconcelos de Araújo Arnaud, Fernando Luís de Sousa Correia, Zuleide Fernandes de Queiroz
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.