Formação de professores de espanhol no contexto do Programa Residência Pedagógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.6340

Palabras clave:

Residência Pedagógica, Formação de professores, Língua espanhola

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar algumas dificuldades encontradas durante o desenvolvimento das atividades do subprojeto de espanhol do Programa Residência Pedagógica, vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana. Utilizamos a metodologia de natureza qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu a partir das críticas emitidas por três residentes em seu relatório final do primeiro módulo, no ano de 2021. Os relatos e nossa experiência evidenciam a dificuldade de habilitar duas escolas-campo, a necessidade de reconfigurar a estrutura de oferta dos cursos de espanhol nas escolas e a incerteza quanto à adesão dos alunos pela aprendizagem dessa língua. Entendemos que essas problemáticas podem ser interpretadas à luz de duas situações: primeiro, o desinteresse do Estado pela oferta da língua espanhola na rede básica; e segundo, o Edital da Capes não contempla algumas especificidades de nosso subprojeto, colocando-o no mesmo nível de outras áreas consideradas prioritárias. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alex Beckhauser, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor Assistente de língua espanhola na Universidade Estadual de Feira de Santana; Doutorando e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina; Coordenador do subprojeto de espanhol no Programa Residência Pedagógica

Citas

BRASIL. Edital 01/2020, de 06 e janeiro de 2020. Programa de Residência Pedagógica. Disponível em https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-residencia-pedagogica-pdf Acesso em: 26 jun. 2021.

BOÉSSIO, Cristina Pureza Duarte. Práticas docentes com o ensino de língua espanhola nas séries iniciais. Fundação Universidade Federal do Pampa, 2011, 264p.

CASARÕES, Guilherme Stolle Paixão e. A política externa interina e os riscos à integração regional. Conjuntura Austral: jornal of the global South, v. 7, n. 37, p. 81-93, 2016. Disponível em seer.ufrgs.br/ConjunturaAustral/article/view/67702/38736 Acesso em: 02 jul. 2021.

COSTA, Carolina Caporal Dantas; GONÇALVES, Susana da Rocha Vieira. A residência pedagógica e o pragmatismo na formação docente. Revistas de Estudios y Experiencias en Educación, v. 19, n. 41, p. 307-321, 2020. Disponível em https://scielo.conicyt.cl/pdf/rexe/v19n41/0718-5162-rexe-19-41-307.pdf Acesso em 27 jun. 2021.

GERHARDT, A. F. L. M. As Identidades Situadas, os Documentos Curriculares e os Caminhos Abertos Para o Ensino de Língua Portuguesa no Brasil. In: GERHARDT, A. F. L. M.; AMORIM, M. A.; CARVALHO, A. M. (Org.). Linguística Aplicada e Ensino: língua e literatura. Campinas: Pontes, 2013. P.77-113.

GOMES, A. S. Refletindo acerca da inclusão da língua espanhola no currículo das escolas públicas estaduais de Salvador - BA. In: GOMES, A. B. Língua espanhola: enfoques didáticos, linguísticos e literários. Salvador: EDUNEB, 2015. p. 41-64.

GIGLIO, Célia Maria Benedicto. Residência Pedagógica: circulação de ideias, modelos e apropriações na formação de professores. Formação Docente, v. 13, n. 25, p. 13-28, 2020. Disponível em: revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/439/252 Acesso em: 28 jun. 2021.

FREITAS, M. C. de; FREITAS, B. M. de; ALMEIDA, D. M. Residência Pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540/3666 Acesso em 07 jul. 2021.

LAGARES, X. C. Ensino de espanhol no Brasil: uma (complexa) questão de política linguística. In: NICHOLAIDES, C. et.al (Orgs); Política e Políticas Linguísticas. Campinas: Pontes Editores, 2013. p. 232.

LEITE, Jamilly Ellen Rodrigues; ALMEIDA, Danusa Mendes. Programa Residência Pedagógica como experiência de estágio no curso de pedagogia. Rev. Pemo, v. 3, n. 3, 1-12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5581/4502 Acesso em 02 set. 2021

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Marla Socorro Lucena. Estágio e docência. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2018. 312p.

LATTIES, Lílian; KERSCH, Dorotea Frank. Entre a oficialização e desoficialização do ensino do espanhol no Brasil: apontamentos e implicações da experiência amapaense. Línguas e Letras, v. 20, n. 46, p. 85-104, 2019. Disponível em file:///C:/Users/User/Downloads/21690-82296-1-PB.pdf Acesso em 5 jul. 2021.

MELLO, Diene Eire de et al. O Programa Residência Pedagógica: experiências formativas no curso de Pedagogia. RPGE, v. 24, n. 2, p. 518-535,2020. Disponível em https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13631/9085 Acesso em 29 jun. 2021.

OLIVEIRA NETO, Benjamim Machado de; PEREIRA, Anny Gabrielle Gomes; PINHEIRO, Alexsandra Alves de Souza. A contribuição do Programa de Residência Pedagógica para o aperfeiçoamento profissional e a formação docente. Rev. Pemo, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3669/3199 Acesso em 29 ago. 2021.

PANIAGO, Rosenilde Nogueira; NUNES, Patrícia Gouvêa; BELISÁRIO, Celso Martins. Residência Pedagógica em um instituto federal: narrativa dos (des)caminhos formativos. Formação Docente, v. 13, n. 25, p. 67-80, 2020. Disponível em: revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/414/256 Acesso em: 28 jun. 2021.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.

RECUERO, A. L. P. C. Por que (não) ensinar espanhol no Brasil? As políticas linguísticas e a gramatização no ensino do espanhol a partir da glotopolítica. Tese (Doutorado em Letras) ─ Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/13693/TES_PPGLETRAS_2017_RECUERO_ANA.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 01 jul. 2021.

SILVA Jr, Antônio Ferreira da. Reflexões sobre políticas de formação de professores de línguas estrangeiras antes e depois da BNCC. Revista Ilustração, v. n. 3, p. 103-114, 2020. Disponível em journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/32/29 Acesso em 25 jun. 2021.

SOUSA, Daiane Araujo de.; BARROSO, Mateus Lemos. A formação inicial docente em Educação Física a partir do Programa Residência Pedagógica: um relato de experiência. Rev. Pemo, v. 1, n. 2, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3570/3125 Acesso em 02 set. 2021.

VARGAS, Diego da Silva; SOUZA, Alice Moraes Rego de. Discursos na institucionalização do ensino de espanhol em Niterói/RJ. Educação e Realidade, v. 46, n. 2, p. 1-24, 2021. Disponível em https://www.scielo.br/j/edreal/a/Nn5TmtRbwd5QtPGVKm7n6MD/?lang=pt&format=pdf Acesso em 05 jul. 2021.

Publicado

2021-10-09

Cómo citar

BECKHAUSER, A. Formação de professores de espanhol no contexto do Programa Residência Pedagógica . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e336340, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.6340. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/6340. Acesso em: 24 nov. 2024.