Educação Musical para quê e para quem?
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5598Palabras clave:
Educação Musical, Função, Acesso, Formação, EscolaResumen
Este trabalho é parte da pesquisa que investigou a trajetória profissional dos egressos do curso de Licenciatura em Música de uma universidade de Santa Catarina. No entanto, este artigo especificamente, apresenta um recorte quanto à reflexão sobre a função da educação musical na formação dos alunos de escolas de educação básica e como ocorre o acesso a esse ensino. Também se refletiu sobre os impactos biossociais que a música pode exercer sobre aqueles que estão envoltos nela. Para atender aos objetivos propostos utilizamos pesquisa bibliográfica e a técnica de análise de conteúdo, inspirada nos desenvolvimentos de Laurence Bardin (1997). Nesse recorte, consideramos de maior relevância para a pesquisa as seguintes produções: Bréscia (2011), Loureiro (2003), Fonterrada (2008), Sekeff (2007) e Penna (2010) Concluímos pela necessidade de maior espaço para discussão e efetivação do ensino de música nas escolas, de forma amplamente acessível e promovida por profissionais habilitados na área.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Ser artista, ser professor: razões e paixões do ofício. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BASTIAN, Hans Günther. Música na Escola: a contribuição do ensino da música no aprendizado e no convívio social da criança. 1ª ed. São Paulo: Paulinas, 2009.
BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. Campinas, SP: Editora Átomo, 2011.
CARVALHO. Lívia Marques Carvalho. O ensino de artes em ONGs. São Paulo: Cortez, 2008.
DALLAZEM, Aline. Egressos Licenciados em Música: inserção e atuação na educação básica. 2013. 194 p. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, Universidade do Planalto Catarinense, Lages, 2013.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2ª ed. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: Funarte, 2008.
LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. Campinas, SP: Papirus, 2003.
OLIVEIRA, Tânia Regina Antunes de. A arte e professores de arte na escola: expansão ou extinção? Descompassos entre a legislação, formação e trabalho. Lages: UNIPLAC, 2010. Dissertação, Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense, 2010.
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2ª ed. rev e ampl. Porto Alegre: Sulina, 2010.
SEKEFF, Maria de Lourdes. Da música, seus usos e recursos. 2 ed. rev. e ampliada. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
ZAGONEL, Bernadete. Arte na educação escolar. Curitiba: Ibpex, 2008.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Aline Dallazem
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.