Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5593

Palabras clave:

Docência, Formação, Ensino superior

Resumen

O referido artigo analisa a formação continuada de professores através do documento que realiza a implementação do desenvolvimento docente. Constata-se que a formação docente deve ser orientada por transformações e desafios diante da prática, já tendo início nos cursos de licenciatura, na graduação. A metodologia apresentada é a pesquisa qualitativa, baseada na pesquisa documental. A pesquisa documental foi realizada no Plano de Desenvolvimento Profissional Docente (PDPD) da universidade pública pesquisada. Os resultados alcançados, remetem ser relevantes diante da presente pesquisa, pois a qualidade da formação continuada, deve estar pautada na reflexão e inovação, porque, é diante da formação, que o professor desenvolve sua prática, de forma a encarar os novos desafios, assegurando assim, uma formação integral do docente.

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Biografía del autor/a

Mayara Alves Loiola Pacheco, Secretaria Municipal de Educação de Pacatuba

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Letras-Português pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Educação pelo Programada de Pós-Graduação em Educação da UECE. Atualmente é professora efetiva na Prefeitura Municipal de Pacatuba.

Fábia Geisa Amaral Silva, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. Possui licenciatura em Letras-Inglês pelo Centro Universitário FIEO e licenciatura em História pela Universidade Federal do Ceará. Pós-graduação em Didática da Língua Inglesa e Administração Escolar.

Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza (1990). Mestrado em Educação Especial (CELAEE/UECE) (2002). Doutorado em Educação (UECE) (2019). Professora efetiva da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2021-06-18

Cómo citar

PACHECO, M. A. L.; SILVA, F. G. A.; RIBEIRO, R. R. R. P. C. Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e335593, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.5593. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5593. Acesso em: 19 jul. 2024.