Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5593

Palabras clave:

Docência, Formação, Ensino superior

Resumen

O referido artigo analisa a formação continuada de professores através do documento que realiza a implementação do desenvolvimento docente. Constata-se que a formação docente deve ser orientada por transformações e desafios diante da prática, já tendo início nos cursos de licenciatura, na graduação. A metodologia apresentada é a pesquisa qualitativa, baseada na pesquisa documental. A pesquisa documental foi realizada no Plano de Desenvolvimento Profissional Docente (PDPD) da universidade pública pesquisada. Os resultados alcançados, remetem ser relevantes diante da presente pesquisa, pois a qualidade da formação continuada, deve estar pautada na reflexão e inovação, porque, é diante da formação, que o professor desenvolve sua prática, de forma a encarar os novos desafios, assegurando assim, uma formação integral do docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mayara Alves Loiola Pacheco, Secretaria Municipal de Educação de Pacatuba

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Letras-Português pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Educação pelo Programada de Pós-Graduação em Educação da UECE. Atualmente é professora efetiva na Prefeitura Municipal de Pacatuba.

Fábia Geisa Amaral Silva, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. Possui licenciatura em Letras-Inglês pelo Centro Universitário FIEO e licenciatura em História pela Universidade Federal do Ceará. Pós-graduação em Didática da Língua Inglesa e Administração Escolar.

Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza (1990). Mestrado em Educação Especial (CELAEE/UECE) (2002). Doutorado em Educação (UECE) (2019). Professora efetiva da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Citas

BOGDAN, Robert. C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.

GARCÍA, Carlos Marcelo. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote; 1999.p. 51-73.

GODOY, Arilda Schmidt., Introdução a Pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresa, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr. 1995.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Políticas de formação e desenvolvimento profissional docente: da intenção às práticas. In: LEITE, Y. U. F. et al. (Org.). Políticas de formação inicial e continuada de professores. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012. p. 33-53.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Resolução n. 1379/2017: Consu, de 06 de dezembro de 2017. Fortaleza: UECE, 2017.

Publicado

2021-06-18

Cómo citar

PACHECO, M. A. L.; SILVA, F. G. A.; RIBEIRO, R. R. R. P. C. Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e335593, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.5593. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5593. Acesso em: 23 nov. 2024.