Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5593Palabras clave:
Docência, Formação, Ensino superiorResumen
O referido artigo analisa a formação continuada de professores através do documento que realiza a implementação do desenvolvimento docente. Constata-se que a formação docente deve ser orientada por transformações e desafios diante da prática, já tendo início nos cursos de licenciatura, na graduação. A metodologia apresentada é a pesquisa qualitativa, baseada na pesquisa documental. A pesquisa documental foi realizada no Plano de Desenvolvimento Profissional Docente (PDPD) da universidade pública pesquisada. Os resultados alcançados, remetem ser relevantes diante da presente pesquisa, pois a qualidade da formação continuada, deve estar pautada na reflexão e inovação, porque, é diante da formação, que o professor desenvolve sua prática, de forma a encarar os novos desafios, assegurando assim, uma formação integral do docente.
Descargas
Citas
BOGDAN, Robert. C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.
GARCÍA, Carlos Marcelo. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote; 1999.p. 51-73.
GODOY, Arilda Schmidt., Introdução a Pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresa, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr. 1995.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Políticas de formação e desenvolvimento profissional docente: da intenção às práticas. In: LEITE, Y. U. F. et al. (Org.). Políticas de formação inicial e continuada de professores. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012. p. 33-53.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Resolução n. 1379/2017: Consu, de 06 de dezembro de 2017. Fortaleza: UECE, 2017.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Mayara Alves Loiola Pacheco, Fábia Geisa Amaral Silva, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.