A educação bilíngue para surdos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5570

Palabras clave:

Educação, Bilíngue, Surdos

Resumen

O presente artigo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre como está a qualidade do ensino de crianças surdas em nosso país. Inicialmente vamos levantar algumas teorias que nos comprovam como a utilização da língua brasileira de sinais é essencial para que o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos. Feito isso, vamos brevemente, mostrar como algumas constatações históricas nos mostram que os indivíduos surdos precisam dominar os processos de leitura e escrita do português para poder exercer plenamente seus direitos de cidadãos. Entendido isso, passamos a propor a majestosa educação bilíngue para surdos. Conclui-se com uma síntese das principais teorias abordadas e com uma reflexão sobre como é importante que os professores sejam bilíngues para que possam utilizar-se da língua brasileira de sinais para ensinar significativamente seus alunos a dominarem os processos de leitura e escrita e dessa forma torna-los preparados para exercerem sua cidadania.

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Biografía del autor/a

Izilda de Carvalho Noleto Silva, Universidad Técnica de Comercialización y Desarrollo

Técnica em Docência para a Educação Especial na Modalidade de Estudos Adicionais; Pedagoga; Professora de Artes Visuais; Especialista em Educação Especial em Contexto de Inclusão; Especialista em Libras/Português Tradução e Interpretação.

Citas

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Publicado

2021-06-15

Cómo citar

SILVA, I. de C. N. A educação bilíngue para surdos. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e335570, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.5570. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5570. Acesso em: 21 nov. 2024.