A monitoria no processo de aprender a empreender
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3727Palabras clave:
Empreendedorismo, Educação, MonitoriaResumen
A educação necessita de métodos e recursos variados para o processo de aprendizagem. Assim, pode-se destacar a monitoria como uma metodologia que proporciona interação e melhoria do ensino aos discentes, tanto aos alunos quanto os monitores por ser uma oportunidade de ensino e aprendizado diferenciada. Nesse contexto, pretende-se neste trabalho analisar a monitoria como metodologia no processo de aprendizagem para aprender a empreender e disseminar a cultura empreendedora. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus de Baturité, cujo foco foram as atividades do estudante-monitor da disciplina de Empreendedorismo. Dentre as atividades realizadas pelo monitor destaca-se o acompanhamento dos discentes com o gerenciamento das suas miniempresas, produção de relatórios avaliativos e acompanhamentos individuais. Considera-se, por meio deste estudo, que a monitoria deve ser entendida, estudada e aplicada na prática da docência dos cursos.
Descargas
Citas
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A.; FIALHO, L. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 2, 2019. Disponível em https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3543. Acesso em 25 jan. 2020.
CUNNINGHAM, William Francis. Introdução à Educação: problemas fundamentais, finalidades e técnicas. Tradução de Nair Fortes Abu-Merhy. 2 ed. Porto Alegre. Globo. Brasília, INL. 1975. ilust.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. Coordenação Marina Baird Ferreira, Margarida dos Anjos. 5 ed. Curitiba. Positivo. 2000. 2272 p.
FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Disponível em: www.scielo.br/pdf/pp/v27n1/1980-6248-pp-27-01-00133.pdf. Acesso em 30 out. de 2017.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IF). Um novo modelo em educação profissional e tecnológica: concepção e diretrizes. 2010. 43 p.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE). Edital N° 04 de 22 de Maio de 2017: seleção para preenchimento de vagas para o Programa de Monitoria Voluntária do IFCE – Campus Baturité. Baturité. 2017. Disponível em: http://ifce.edu.br/acesso-rapido/concursos-publicos/editais/ensino/selecao-de-bolsas-de-monitoria/2017/campus-baturite/edital-no-04-2017_selecao-de-monitoria-voluntaria_campus-baturite_2017-1.pdf/view. Acesso: 22 mai. 2017.
LOPES DA SILVA, A. SÁ, I. DUARTE, A. VEIGA SIMÃO, A. M. A aprendizagem autorregulada pelo estudante: perspectivas psicológicas e educacionais. Porto: Porto Editora, 2014. Disponível em: www.scielo.br/pdf/pee/v18n3/1413-8557-pee-18-03-0401. Acesso em: 30 out. de 2017.
MUNARI, Alberto. Jean Piaget. Tradução e organização: Daniele Saheb. Fundação Joaquim Nabuco (Coleção Educadores). Editora Massangana. Recife. 2010.156 p.
NUNES, João Batista Carvalho. Monitoria acadêmica: espaço de formação. 2007. In: SANTOS, Mirza Medeiros dos; LINS, Nostradamos de Medeiros. (Orgs). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal, RN. EDUFRN. Editora da UFRN, 2007. 102 p. (Coleção Pedagógica; n. 9).
PEREIRA, João Dantas. Monitoria: uma estratégia de aprendizagem e de iniciação à docência. 2007. In: SANTOS, Mirza Medeiros dos; LINS, Nostradamos de Medeiros. (Orgs). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal, RN. EDUFRN. Editora da UFRN, 2007. 102 p. (Coleção Pedagógica; n. 9).
PERRENOUD, Philippe. A Prática Reflexiva no Ofício de Professor: Profissionalização e Razão Pedagógica. Porto Alegre. Artes Médicas Sul, 2002.
VYGOTSKY, Lev Semyonovitch. Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Maria do Socorro de Assis Braun, Sangelo Silveira de Melo (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.