Base Nacional Comum Curricular
competências, habilidades e o planejamento escolar
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3663Palabras clave:
Base Nacional Comum Curricular, Competências e habilidades, Planejamento escolarResumen
Este artigo aborda a temática da Base Nacional Comum Curricular, e tem como objetivo tratar sobre como relacionar competências e habilidades curriculares tendo como foco o planejamento didático. Esta abordagem tem cunho qualitativo e a metodologia empregada é a bibliográfica, tomando como referencial teórico a BNCC (2018), Arroyo (2013), Sacristán (2017), entre outros. Inicialmente buscamos conceituar competências em seguida o currículo em um contexto histórico crítico. E numa ligação mais didática, vimos o planejamento como fonte condutora das rotinas desempenhadas na escola, seus desafios e perspectivas diante da reflexão, ação para bem ensinar e aprender. A responsabilidade do docente fundamenta-se em estudar e planejar ações que integrem as crianças na escola para a alfabetização na idade certa e para a inclusão social concreta. Conclui-se que a BNCC deve ser de fácil acesso a todo educador, de modo a auxiliá-los na reconstrução de caminhos didáticos viáveis.
Descargas
Citas
ARROYO, Miguel G. Silva. Maurício Roberto da. (orgs). Corpo-infância: exercícios tensos de ser criança; por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis, RJ, Vozes, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum. Brasília: MEC, SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 30 jun. 2018.
CURY, C. R. J.; REIS, M.; ZANARDI, T. A. C. Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018.
DIAS, Luciana Silva; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. O planejamento didático na atuação de pedagogas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em João Pessoa-PB. Educação & Formação, Fortaleza, CE, v. 5, n. 14, p. 133-149, maio/ago. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1571/2479. Acesso em: 07 mai. 2020.
FUSARI, José Cerchi. Planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas. Idéias, São Paulo, SP, n. 8, 1990, p. 44-53. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_08_p044-053_c.pdf Acesso em: 29 abr. 2019.
GANDIN, Danilo. Escola e Transformação social. Petrópolis, RJ, 1991, 180 p.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois – 4a edição. Porto Alegre: Mediação, 2013
LIBÂNEO, José Carlos. Alves. Nilda (orgs). São Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
_________. Didática. São Paulo. Cortez, 1994 (Coleção Magistério)
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudo e proposições. 16a Edição, São Paulo. Cortez, 2005.
MOREIRA. Flávio. Candau, Vera Maria (ogs) Currículos, disciplinas escolares e culturas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014 (vários autores)
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas, Sul, 1999.
SACRISTAN. José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre. Penso, 2013.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. Disponível em: http//www.sinprofpdf.org.br/wpc contem/uploards/2014/01/ppp-segundo Ilma-passos-pdf. Acesso em: 15 abr. 2019
VICHESSI, Beatriz. BNCC na prática. Nova Escola.org.br. Disponível em:
http//www.novaescola.org.br/base. Acesso em mar. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Valquiria Soares Mota Sabóia, Rozilda Pereira Barbosa (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.