Base Nacional Comum Curricular

competências, habilidades e o planejamento escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3663

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Competências e habilidades, Planejamento escolar

Resumo

Este artigo aborda a temática da Base Nacional Comum Curricular, e tem como objetivo tratar sobre como relacionar competências e habilidades curriculares tendo como foco o planejamento didático. Esta abordagem tem cunho qualitativo e a metodologia empregada é a bibliográfica, tomando como referencial teórico a BNCC (2018), Arroyo (2013), Sacristán (2017), entre outros. Inicialmente buscamos conceituar competências em seguida o currículo em um contexto histórico crítico. E numa ligação mais didática, vimos o planejamento como fonte condutora das rotinas desempenhadas na escola, seus desafios e perspectivas diante da reflexão, ação para bem ensinar e aprender. A responsabilidade do docente fundamenta-se em estudar e planejar ações que integrem as crianças na escola para a alfabetização na idade certa e para a inclusão social concreta. Conclui-se que a BNCC deve ser de fácil acesso a todo educador, de modo a auxiliá-los na reconstrução de caminhos didáticos viáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valquiria Soares Mota Sabóia, Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Crateús.

Professora efetiva na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Crateús. Diretora na Escola de Cidadania Padre Bonfim. Mestra e Doutoranda pela Universidade Interamericana/Assunção - PY

Rozilda Pereira Barbosa, Universidade Estadual do Ceará

Especialista em Psicopedagogia pelo INTA e em Gestão Pedagógica na Escola Básica pela UECE. Professora substituta na Faculdade de Educação de Crateús

Referências

ARROYO, Miguel G. Silva. Maurício Roberto da. (orgs). Corpo-infância: exercícios tensos de ser criança; por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis, RJ, Vozes, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum. Brasília: MEC, SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 30 jun. 2018.

CURY, C. R. J.; REIS, M.; ZANARDI, T. A. C. Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018.

DIAS, Luciana Silva; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. O planejamento didático na atuação de pedagogas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em João Pessoa-PB. Educação & Formação, Fortaleza, CE, v. 5, n. 14, p. 133-149, maio/ago. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1571/2479. Acesso em: 07 mai. 2020.

FUSARI, José Cerchi. Planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas. Idéias, São Paulo, SP, n. 8, 1990, p. 44-53. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_08_p044-053_c.pdf Acesso em: 29 abr. 2019.

GANDIN, Danilo. Escola e Transformação social. Petrópolis, RJ, 1991, 180 p.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois – 4a edição. Porto Alegre: Mediação, 2013

LIBÂNEO, José Carlos. Alves. Nilda (orgs). São Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.

_________. Didática. São Paulo. Cortez, 1994 (Coleção Magistério)

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudo e proposições. 16a Edição, São Paulo. Cortez, 2005.

MOREIRA. Flávio. Candau, Vera Maria (ogs) Currículos, disciplinas escolares e culturas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014 (vários autores)

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas, Sul, 1999.

SACRISTAN. José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre. Penso, 2013.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. Disponível em: http//www.sinprofpdf.org.br/wpc contem/uploards/2014/01/ppp-segundo Ilma-passos-pdf. Acesso em: 15 abr. 2019

VICHESSI, Beatriz. BNCC na prática. Nova Escola.org.br. Disponível em:

http//www.novaescola.org.br/base. Acesso em mar. 2019.

Publicado

2020-04-30

Como Citar

SABÓIA, V. S. M.; BARBOSA, R. P. Base Nacional Comum Curricular: competências, habilidades e o planejamento escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–13, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i1.3663. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3663. Acesso em: 28 mar. 2024.