O Pibid e a formação do professor/pesquisador
na UniEVANGÉLICA, na escola-campo e na intervenção pedagógica dos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3641Palabras clave:
História, Patrimônio, Formação Professor/pesquisador, PibidResumen
Este artigo tem como objetivo discorrer acerca do processo de formação e instrumentalização do professor/pesquisador nos ambientes educacionais distintos, o Centro Universitário de Anápolis e a escola da rede pública municipal através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Nessa proposta, a metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, relato de experiência, a análise documental e pesquisa bibliográfica explorando os saberes acerca dos patrimônios históricos e culturais de Anápolis/GO. Assim, durante os 18 (dezoito) meses de projeto, os “pibidianos” desenvolveram pesquisas sobre os bens tombados de Anápolis para a produção de materiais didáticos e instrumentos pedagógicos que seriam utilizados nas intervenções na escola-campo. A partir dessas ações e da regência em sala de aula, pode-se perceber que os acadêmicos da UniEVANGÉLICA, através da pesquisa e instrumentalização desenvolvidos, levaram inovação e aperfeiçoamento para a comunidade escolar da escola-campo e a sociedade em geral.
Descargas
Citas
ABREU, Sandra Elaine Aires de. Projeto institucional do PIBID 2018/2020: O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: a formação do professor pesquisador. 2018a.
ABREU, Sandra Elaine Aires de. Projeto de área do PIBID 2018/2020: O ensino de história local e patrimonial nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018b.
ANÁPOLIS. Prefeitura Municipal. Planejamento e Ação. Disponível em: www.Anapolis.go.gov.br. Acesso em 21 de junho 2019.
BITTENCOURT, Circe(org.). O saber histórico na sala. 12.ed. São Paulo: Contexto, 2013.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF _110518_versaofinal_site.pdf/. Acesso em: 21 de jul. de 2019.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Nacionais Curriculares: História e Geografia. 2.ed. MEC: Rio de Janeiro, 2000.
CAPES. Pibid – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pibid/. Acesso em: 23 de jun. de 2019.
DIÁRIO DE CAMPO DO PIBID, 2018/2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2000.
HORTA, Maria de Lourdes P.; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico de Educação Patrimonial. 3. ed. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, 2006.
KARNAL, Leandro(org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas.2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2.ed. Rio de Janeiro:E.U.P,2014.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MARTINS, Estevão C. de Rezende. História, historiografia e pesquisa em educação. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_artt ext& pid =S0104-40602019000200017&lang=pt/. Acesso em 23 de julho de 2019.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora e CAINELLI, Marilene. Ensinar História: Pensamento e ação no magistério. 1. ed. São Paulo: Scipione, 2004.
ZÓBOLI, Graziella. Práticas de Ensino: Subsídios para a atividade docente. 10. ed. São Paulo: Ática, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Tarsio dos Santos Paula, Sandra Elaine Aires de Abreu (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.