Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i1.3628Palabras clave:
Educação básica, Racismo, IdentidadeResumen
Buscamos discutir como a identidade do povo negro está atrelada a branquitude, como se deu o existir do negro na sociedade colonizada, a partir das leituras de Frantz Fanon (2008) e Abdias do Nascimento (1980), procuramos contextualizar como a colonização foi chave para a propagação da ideia de raça, atribuindo a disseminação da bondade atrelada a branquitude e da maldade aos negros. As reflexões dos autores contribuirão para explicarmos a conjuntura educacional, frente a identidade afro-brasileira. Identificamos como a educação étnico- racial pode ser peça fundamental na formação de identidade, diante dos desafios do currículo proposto do novo ensino médio, que vem sendo implementado no estado da Bahia. O desenvolvimento da pesquisa tem como objetivo promover ações pedagógicas que contribuam no processo de formação educacional e potencialização da identidade dos alunos(as) negros(as), garantindo políticas educacionais e relações étnico-raciais que permitem a temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas instituições.
Descargas
Citas
BRASIL. Decreto nº 10639, de 09 de janeiro de 2003. Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 30 jul. 2018.
BRASIL. Decreto nº 11645, de 10 de março de 2008. Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-010/2008/Lei/L11645.htm. Acesso em: 27 jun. 2018.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira - Salvador: EDUFBA, 2008.
NASCIMENTO, Abdias do. Quilombismo. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 1980.
Secretária da educação do estado da Bahia. Implementação do Novo Ensino Médio. Documento Orientador da Rede Pública de Ensino, versão final. In B (SEC, 2020). Disponível em: http://jornadapedagogica.educacao.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/01/Documento-Orientador-Novo-Ensino-M%C3%A9dio-na-Bahia-Vers%C3%A3o-Final.pdf. Acesso em abr. de 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Aldevane de Almeida Araújo, Emanoel Luis Roque Soares (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.