Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i1.3628

Palabras clave:

Educação básica, Racismo, Identidade

Resumen

Buscamos discutir como a identidade do povo negro está atrelada a branquitude, como se deu o existir do negro na sociedade colonizada, a partir das leituras de Frantz Fanon (2008) e Abdias do Nascimento (1980), procuramos contextualizar como a colonização foi chave para a propagação da ideia de raça, atribuindo a disseminação da bondade atrelada a branquitude e da maldade aos negros. As reflexões dos autores contribuirão para explicarmos a conjuntura educacional, frente a identidade afro-brasileira. Identificamos como a educação étnico- racial pode ser peça fundamental na formação de identidade, diante dos desafios do currículo proposto do novo ensino médio, que vem sendo implementado no estado da Bahia. O desenvolvimento da pesquisa tem como objetivo promover ações pedagógicas que contribuam no processo de formação educacional e potencialização da identidade dos alunos(as) negros(as), garantindo políticas educacionais e relações étnico-raciais que permitem a temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas instituições.

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Biografía del autor/a

Aldevane de Almeida Araújo, Universidade Federal do Recôncavo Baiano

Professora efetiva no estado da Bahia no colégio CETEP Recôncavo II Alberto Tôrres, especialista no Ensino de Filosofia e Sociologia, mestranda em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas.

Emanoel Luis Roque Soares, Universidade Federal do Recôncavo Baiano

Prof. associado II da UFRB/CFP e do mestrado profissional em História da África UFRB. Ph.D. em educação UFC/FACED/2019, Ph.D. em Educação UFPB/FACED/2012, doutorado UFC/FACED/2008, mestrado UFBA/FACED/2004, especialização UFBA/FACED/2001. Bel em Filosofia UCSAL/1999.

Citas

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BRASIL. Decreto nº 11645, de 10 de março de 2008. Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-010/2008/Lei/L11645.htm. Acesso em: 27 jun. 2018.

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Publicado

2019-04-30

Cómo citar

ARAÚJO, A. de A.; SOARES, E. L. R. Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i1.3628. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3628. Acesso em: 21 nov. 2024.