Dificuldades na consulta clínica e nutricional de surdos no Brasil

revisão de literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i1.3605

Palabras clave:

Sordos. Lengua de Señas Brasileña. Salud, Nutrición.

Resumen

El objetivo del estudio fue realizar una revisión de la literatura sobre la persona sorda y las dificultades enfrentadas en la consulta con profesionales de la salud, principalmente el nutricionista en Brasil. Esta es una revisión de la literatura. Se realizó una búsqueda en las bases de datos SciELO y Google Scholar. Los descriptores utilizados fueron "Libras", "sordos", "salud" y "nutrición". Se seleccionaron estudios en portugués. También se consultó la legislación vigente en el país relacionada con las personas con discapacidad auditiva y el Código de Ética y Conducta de Nutricionistas. La investigación mostró que hay pocos estudios relacionados con el tema y se refieren al mismo problema: la dificultad en la comunicación entre la persona sorda y el profesional de la salud, centrándose en el nutricionista. La inclusión de la disciplina de Libra en el plan de estudios de pregrado y la participación del Estado como proveedor de intérpretes y capacitación de profesionales de la salud pueden contribuir a la atención adecuada de los sordos.

 

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Biografía del autor/a

Fernanda Nerys, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Acadêmica do curso de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Atualmente participa como aluna do Programa de Extensão e Gestão das Atividades (PEGA) na área de nutrição em paciente crítico, fisioterapia e interdisciplinar.

Janine Koepp, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC(2003). Possui Especialização em Ações Interdisciplinares em Saúde do Trabalhador - UNISC (2006). Mestrado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2011). Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde - PUC/RS (2019). Atualmente é professora do Curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). É membro da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente(REBRAENSP) - Núcleo Vales. Foi Tutora do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (Pet- Saúde) do Ministério da Saúde - nos PEts Redes de Atenção - Rede Cegonha e Pessoas com Deficiência . Atuou como Tutora do Curso de Especialização da FIOCRUZ/RJ e Escola de Saúde Pública de Lisboa (Portugal) - Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente - 1 edição. Tem experiência nas áreas de Segurança do Paciente, Tecnologias para a Saúde, desenvolvimentos de aplicativos para a área da saúde. Áreas de interesse: Segurança do Paciente, Tecnologias, Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde, Controle de Infecção, Clínica/ Cirúrgica e Educação

Bartira Ercília Pinheiro da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1981-5) - Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1989-91) - Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1998-2002) - Pós-doutorado na University of Mississippi Medical Center - UMMC (2005-6). Professora Titular da Escola de Medicina: Graduação e Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde - PUCRS. Coordenadora de Pesquisa da Escola de Medicina da PUCRS.

Miriam Viviane Baron, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2009). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS - Conceito CAPES 6 e bolsista CAPES. Mestra em Promoção da Saúde pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2015). Pós-Graduação em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pelo Centro Universitário Internacional Uninter - Curitiba (2013) e Pós-Graduação em Fisioterapia em UTI pela Faculdade Inspirar - Porto Alegre (2015).

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Publicado

2019-01-01

Cómo citar

NERYS, F.; KOEPP, J.; COSTA, B. E. P. da; BARON, M. V. Dificuldades na consulta clínica e nutricional de surdos no Brasil: revisão de literatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–15, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i1.3605. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3605. Acesso em: 21 nov. 2024.