Produto Educacional E-book

Educação Física na Prática da Educação Ambiental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3566

Palabras clave:

Educação Ambiental, Educação Física, Ensino Médio

Resumen

O produto educacional no formato de um e-book foi construído através de uma pesquisa-ação realizada pelo programa de mestrado profissional em educação na Universidade Regional do Cariri, a partir de uma formação continuada em serviço com os professores de educação física da rede estadual de ensino das escolas em tempo integral na cidade de Juazeiro do Norte – Ceará – Brasil. A formação buscou a aproximação dos referencias da educação ambiental para ressignificar as práticas pedagógicas dos professores, bem como a construção coletiva de novas práticas para a educação ambiental através da educação física escolar.  O e-book apresenta dez propostas de disciplinas eletivas, ligando as novas demandas sociais, em especial a educação ambiental, ligando aos conteúdos da educação física, como forma de integração, formação e sensibilização para as questões socioambientais do mundo contemporâneo, bem como para um entendimento das relação e ações do ser humano sobre no meio ambiente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José de Caldas Simões Neto, Universidade Regional do Cariri

Mestre em Educação pela Universidade Regional do Cariri; Especialista em Prática Docente do Ensino Superior pela Faculdade Integradas de Patos; e Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.

Ariza Maria Rocha, Universidade Regional do Cariri

Pós-doutorado em História pela Faculdade de Letras na Universidade de Lisboa; Doutora em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará; Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Especialista Filosofia Política, Universidade Federal do Ceará e Licenciada em Educação Física.

Citas

BABBIE, Earl. The practice of social research. Belmont, CA: Wadsworth/Thomson Learning. 2001. Tradução Livre de "Types Of Sampling Designs" By Ashley Crossman.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Fundamental. MEC/SEF - Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria Nacional de Educação Básica - SEB. Programa Ensino médio Inovador: documento orientador. Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/ 2016/11/Ensino-medio-e-suas-politicasWEB.pdf#page=50 Acessado em: 23 nov. 2018.

BRASIL. Novo Ensino Médio. Ministério da Educação – MEC. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361 Acesso em: 23 nov. 2018.

BROWN, Charles S.; TOADVINE, Ted. Eco-phenomenology: Back to the Earth Itself (SUNY Series in Environmental Philosophy and Ethics). State University of New York Press, 2003.

CAREGNATO, Rita Catalina Aquino; MUTTI, Regina. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Rev. Texto contexto enferm, v. 15, n. 4, p. 679-84, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072006000400017&script=sci_arttext&tlng=pt Acessado em: 02 nov. 2018.

CARVALHO, Lídia Madalena Damas de. Avaliação das aprendizagens em Educação Física. Boletim Sociedade Portuguesa de Educação Física, n. 10-11, p. 135-151, 2017. Disponível em: http://boletim.spef.pt/index.php/spef/article/view/163 Acessado em: 31 out. 2018.

CAVALIERE, Ana Maria. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educação & Sociedade, v. 28, n. 100, p. 1015-1035, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302007000300018&script=sci_arttext Acessado em: 31 out. 2018.

CORREIA, Ricardo Lopes; COSTA, Samira Lima da; AKERMAN, Marco. Processos de ensinagem em desenvolvimento local participativo. Interações (Campo Grande), v. 18, n. 3, p. 23-29, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1518-70122017000300023&script=sci_ abstract&tlng=fr Acessado em: 02 nov. 2018.

DESCARTES, R. Discurso do método. In: DESCARTES, R. Discurso do método, Meditações. Objeções e respostas. As paixões da alma. Cartas. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação formativa. Rev. Port. de Educação, Braga, v. 19, n. 2, 2006. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?pid=S0871-91872006000200003&script=sci_arttext &tlng=es Acessado em: 02 dez. 2018.

GONÇALVES, Antônio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec| Nova série, v. 1, n. 2, 2006. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/136 Acessado em: 20 dez. 2018.

IBGE. Malhas Territorias, 2010. Disponível em: ftp://geoftp.ibge.gov.br/organizacao_do_territorio/malhas_territoriais/malhas_de_setores_censitarios__divisoes_intramunicipais/censo_2010/ Acesso em: 18 dez. 2017.

INGOLD, Timothy. A Percepção do Meio Ambiente: Ensaios sobre Meios de Subsistência, Habitação e Habilidade. Abingdon: Routledge, 2000.

KRAWCZYK, Nora et al. Ensino Médio: empresários dão as cartas na escola pública. Educação & Sociedade, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302014000100002&script=sci_arttext Acessado em: 13 jul. 2018.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

RODRIGUES, Cae. A ambientalização curricular de programas de Educação Física em universidades federais do Brasil. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 29(3), 421-437, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-55092015000300421 Acesso em: 16 mar. 2017.

SÉRGIO, Manuel. A racionalidade epistémica na educação física do século XX. SÉRGIO, M. et. al. O sentido e a acção. Lisboa: Instituto Piaget, p. 11-30, 1999.

SHEETS-JOHNSTONE, Maxine. The corporeal turn: An interdisciplinary reader. Andrews UK Limited, 2009.

TOADVINE, Ted. Merleau-Ponty’s philosophy of nature. Evanston: Northwestern University Press, 2009.

Publicado

2019-09-01

Cómo citar

SIMÕES NETO, J. de C.; ROCHA, A. M. Produto Educacional E-book: Educação Física na Prática da Educação Ambiental. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–22, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i3.3566. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3566. Acesso em: 18 may. 2024.