Saberes docentes e sua relação com a didática no processo de ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3562

Palabras clave:

Saberes docentes, Formação docente, Didática

Resumen

O objetivo desse artigo teórico é discutir a relação dos saberes docentes com a didática. A abordagem teórica se utiliza dos conceitos-chaves de Tardif (2002) que define quatro tipos de saberes, influenciadores da formação e da práxis docente, e também da teoria da relação do saber de Charlot (2000) que, em contraponto à Tardif, apresenta a necessidade de mobilização, de sentido e de atividade na apropriação do saber. Assim, para este autor, o aprendizado acontece quando o saber possui sentido e causa alguma mobilização interna no sujeito. Com a pesquisa bibliográfica, foi possível concluir que a construção e a apropriação do saber dependem de vários objetos de aprendizagem os quais não se prendem a conceitos teórico-práticos. Além disso, observou-se que uma teoria não desqualifica a outra, a interação social com a escola, o ambiente, os alunos e o mundo são conceitos comuns apresentados por ambos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Munique de Souza Freitas, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC, mestra em Educação Brasileira pela mesma universidade, especialista em Assessoria de Comunicação pela Universidade de Fortaleza- UNIFOR, graduada em Comunicação Social- Jornalismo pela Faculdade Estácio do Ceará- FIC. Atualmente, faz parte do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação. Trabalhou como professora horista, ministrando disciplinas das áreas de comunicação e marketing. Trabalhou como assessora de comunicação em eventos como SANA e SANA Fest e de empresas como Posco Engenharia e Construção do Brasil, Aquiraz Riviera, Casablanca Turismo, Troller, entre outras. Foi coordenadora do setor de Marketing e Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, com experiência em TV e impresso.

Citas

BOURDIEU, Pierre. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução Bruno Magne. Porto Alegre: Artmed, 2000.

DIEB, Messias Holanda. Móbeis, sentidos e saberes: o professor da educação infantil e sua relação com o saber. 2007. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.

FARIAS, Isabel M. S. de; SALES, Josete de O. C. B.; BRAGA, Maria Margarete S. de C; FRANÇA, Maria do Socorro L. M. Introdução: Didática? Didáticas? Qual didática? Uma conversa sobre nossa opção teórica. In: FARIAS, Isabel M. S. de; SALES, Josete de O. C. B.; BRAGA, Maria Margarete S. de C; FRANÇA, Maria do Socorro L. M. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Líber Livro, 2008. pp. 9 – 25.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 Ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas. CANDAU, Vera Maria. (org.) Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido. Epistemologia da prática ressignificando a didática. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido. Didática: embates contemporâneos. Edições Loyola, 2011. pp. 15- 41.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice. A prática pedagógica do professor de didática. 2ª edição. Campinas, SP: Papirus, 1992.

Publicado

2019-05-01

Cómo citar

FREITAS, M. de S.; OLIVEIRA, D. R. Saberes docentes e sua relação com a didática no processo de ensino. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–14, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i2.3562. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3562. Acesso em: 4 jul. 2024.