Saberes docentes e sua relação com a didática no processo de ensino
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3562Palabras clave:
Saberes docentes, Formação docente, DidáticaResumen
O objetivo desse artigo teórico é discutir a relação dos saberes docentes com a didática. A abordagem teórica se utiliza dos conceitos-chaves de Tardif (2002) que define quatro tipos de saberes, influenciadores da formação e da práxis docente, e também da teoria da relação do saber de Charlot (2000) que, em contraponto à Tardif, apresenta a necessidade de mobilização, de sentido e de atividade na apropriação do saber. Assim, para este autor, o aprendizado acontece quando o saber possui sentido e causa alguma mobilização interna no sujeito. Com a pesquisa bibliográfica, foi possível concluir que a construção e a apropriação do saber dependem de vários objetos de aprendizagem os quais não se prendem a conceitos teórico-práticos. Além disso, observou-se que uma teoria não desqualifica a outra, a interação social com a escola, o ambiente, os alunos e o mundo são conceitos comuns apresentados por ambos.
Descargas
Citas
BOURDIEU, Pierre. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução Bruno Magne. Porto Alegre: Artmed, 2000.
DIEB, Messias Holanda. Móbeis, sentidos e saberes: o professor da educação infantil e sua relação com o saber. 2007. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
FARIAS, Isabel M. S. de; SALES, Josete de O. C. B.; BRAGA, Maria Margarete S. de C; FRANÇA, Maria do Socorro L. M. Introdução: Didática? Didáticas? Qual didática? Uma conversa sobre nossa opção teórica. In: FARIAS, Isabel M. S. de; SALES, Josete de O. C. B.; BRAGA, Maria Margarete S. de C; FRANÇA, Maria do Socorro L. M. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Líber Livro, 2008. pp. 9 – 25.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 Ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LIBÂNEO, José Carlos. Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas. CANDAU, Vera Maria. (org.) Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
PIMENTA, Selma Garrido. Epistemologia da prática ressignificando a didática. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido. Didática: embates contemporâneos. Edições Loyola, 2011. pp. 15- 41.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice. A prática pedagógica do professor de didática. 2ª edição. Campinas, SP: Papirus, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Munique de Souza Freitas, Danielle Rodrigues Oliveira (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.