O tempo integral na política estadual de Educação do Ceará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3555

Palabras clave:

Educação, Escola de tempo Integral, Ensino Médio

Resumen

A associação entre educação e organização temporal é tema que há tempos traz importantes discussões. Na rede estadual de ensino do Ceará, há uma trajetória recente da oferta de ensino médio em tempo integral. A Secretaria de Educação (SEDUC) tem lançado mão de vários esforços, cujo objetivo seria a melhoria da qualidade da educação e do ensino com a construção do tempo integral no ensino médio. O objetivo é ampliar as oportunidades educacionais, diversificando a oferta. Nesse sentido, a Lei n°16.287 Institui a Política de Ensino Médio em Tempo Integral no âmbito da Rede Estadual de Ensino do Ceará. A proposta seria a estruturação de uma escola de ensino médio que contemple a todos os jovens e seus diferentes projetos de vida. Nessa direção, cada escola constrói seu próprio projeto de tempo integral, a partir de um amplo debate com a comunidade escolar, e de modo especial, com os estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Eduardo Nobre Maia, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. É professor da educação básica da Prefeitura Municipal de Fortaleza e coordenador SEFOR II - Secretaria da Educação Básica do Ceará.

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. É professor Adjunto IV do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação/UERN. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO, Mestrado em Ensino, em associação UERN/UFERSA/IFRN.

Eveline Nogueira Pinheiro de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra e Graduada em Psicologia pela UFC. Integrante do Núcleo de Psicologia do Trabalho (NUTRA/UFC).

Citas

CEARÁ. Lei n°16.287, 20 de julho de 2017. Institui a Política de Ensino Médio em Tempo Integral no âmbito da rede estadual de ensino do Ceará. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/5883-lei-n-16-287-de-20-07-17-d-o-21-07-17. Acesso em: 27 abr. 2019.

GONÇALVES, Antônio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec, Nova série, v. 1, n. 2, 2006. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/136. Acesso em 07 jul 2019.

SEDUC. Secretaria de Educação do Ceará. Proposta de organização curricular em escolas de Tempo Integral, 2016. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2018/09/proposta_organizacao_curricular.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.

SEDUC. Secretaria de Educação do Ceará. Plano de gestão escolar: Ensino Médio em Tempo Integral na rede estadual do Ceará, 2017. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2018/09/plano_gestao_eemti.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.

SEDUC. Secretaria de Educação do Ceará. Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI), 2018. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/escolas-de-ensino-medio-em-tempo-integral-eemti/. Acesso em 23 mar. 2019.

ZANARDI, Teodoro. Educação integral não é um privilégio e sim um direito! A educação integral na escola em tempo integral. Revista COCAR, Belém, v. 11, n. 21, p. 43-65, 2017. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/1280. Acesso em 07 jul. 2019.

Publicado

2019-12-27

Cómo citar

MAIA, J. E. N.; SANTOS, J. M. C. T.; OLIVEIRA, E. N. P. de. O tempo integral na política estadual de Educação do Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–12, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i3.3555. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3555. Acesso em: 21 nov. 2024.