A profissionalidade do professor(a) de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3529Palabras clave:
Identidade, Ensino de Geografia, ProfissionalidadeResumen
Propomos uma reflexão acerca da construção da identidade do professor de Geografia. Este trabalho é fruto de estudos suscitados pelo Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Vale do Acaraú – UVA. O percurso metodológico constroe-se com base na pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico apoiada em teóricos como Cavalcanti (2010) e Libâneo (2011) que referenciam este trabalho por dedicarem-se aos estudos no tocante ao ensino de geografia, à didática e formação de professores. Tratamos ainda de questões relevantes ao tema como a construção do conhecimento enquanto mediador do raciocínio geográfico.
Descargas
Citas
ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. Campinas: Papirus, 2000.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. 33ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.
CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
CALLAI, Helena Copetti. Projetos interdisciplinares e a formação do professor em serviço. In: Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2010.
CAMPANI, Adriana. A racionalidade Pedagógica no processo de corporificação do currículo que forma o professor na Universidade. Universidade Federal do Ceará – Tese de Doutorado. Fortaleza
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia Escolar e a cidade. Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2008.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia e a realidade escolar contemporânea: Avanços, caminhos, alternativas. ANAIS... I seminário nacional: currículo em movimento – Perspectivas Atuais.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Belo Horizonte, novembro de 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro. IN: Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2011.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Secretaria de Educação Básica, 2006.
SANTOS, Milton. O professor como intelectual na sociedade contemporânea. Anais... IX Endipe, 1998
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Maria do Socorro Correia Costa, Virgínia Célia Cavalcante de Holanda (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.