O Telensino como caminho para a educação no Ceará: uma análise histórica e pedagógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e16440

Palabras clave:

Telensino, Educação cearense, História da educação, Políticas educacionais

Resumen

O artigo analisa o Telensino como uma alternativa educacional inovadora implantada no Ceará na década de 1970, com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino de Primeiro Grau, e mitigar a escassez de professores qualificados em regiões remotas. O objetivo da pesquisa é investigar a implementação do Telensino no Ceará, destacando sua proposta pedagógica, seu papel na ampliação do acesso à educação e seu impacto na formação dos estudantes, especialmente aqueles situados em áreas de difícil acesso. Mediante uma análise documental, a partir de leis, Pareceres do Conselho Estadual de Educação, relatórios institucionais, dentre outros documentos, o estudo contribui para a valorização da memória educacional do Ceará e fomenta reflexões sobre a adaptação de modelos educacionais mediados por tecnologia no contexto atual. Além disso, evidencia que esta foi uma experiência pioneira de teleducação, utilizando a televisão como principal ferramenta didática. A experiência do Telensino no Ceará demonstrou a viabilidade do uso da televisão como meio educacional, permitindo a ampliação do acesso ao ensino fundamental e promovendo uma abordagem pedagógica inovadora. Apesar das limitações, como a falta de interação direta entre alunos e professores e a necessidade de maior aprofundamento dos conteúdos, o programa cumpriu um papel fundamental na interiorização da educação no estado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberta Lúcia Santos de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Professora da rede de ensino de Maracanaú – CE. Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Estudos Práticas Educativas Memórias e Oralidades.

Paula Andréa de Oliveira Dantas, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO/UECE). Professora da Rede Estadual de Educação do Ceará.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará - UECE e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pala Universiad de Cádiz - Espanha; doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC); mestra em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Professora adjunta do Centro de Educação da UECE. Líder do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades (PEMO).

Citas

BODIÃO. Idevaldo da Silva. Estudo sobre o cotidiano das classes do Telensino de uma escola da rede pública do Ceará. 1999. Tese. (Doutorado) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 1999.

CAMPOS, José Gerardo. Televisão – objeto de ensino para uma educação de sujeitos – análise de uma experiência. 1983. Dissertação. (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 1983.

CEARÁ. Lei N. 9.753, de 18 de outubro de 1973. Autoriza o Poder Executivo a instituir a Fundação Educacional do Estado do Ceará – FUNEDUCE, dispõe sobre a extinção das autarquias educacionais do Estado e dá outras providências. Fortaleza 1973.

CEARÁ. LEI N. 10.264, 22 de maio de 1979. Autoriza a criação da Fundação de Teleducação do Estado do Ceará – FUNTELC – e estabelece outras providências. Fortaleza, 1979.

CEARÁ. LEI N. 10.262, 18 de maio de 1979. Autoriza o Poder Executivo a transformar a Fundação Educacional do Estado do Ceará – FUNEDUCE em Fundação Universidade Estadual do Ceará – UECE e dá outras providências. Fortaleza 1979.

CEARÁ, CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Parecer 760/74. Fortaleza, 16 de outubro de 1974.

DIAS, Ana Maria Iório e BRANDÃO, Maria de Lourdes Peixoto. Nos bastidores do telensino, há sempre uma história a ser contada – cenas/relatos de pesquisa acerca da relação TV x ensino/aprendizagem. In: BRANDÃO, Maria de Lourdes Peixoto e DIAS, Ana Maria Iório (Orgs.). Imagens distorcidas: atualizando o discurso sobre o Telensino no Ceara. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2003.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Docência no Telensino: saberes e práticas. São Paulo: Annablume, 2000.

FUNDAÇÃO TELEDUCAÇÃO DO CEARÁ – FUNTELC. Um instrumento a serviço da educação e da cultura. (1974-1995). Fortaleza: [s.e.], [s.e.].

FUNDAÇÃO TELEDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ – FUNTELC. Fundamentos do sistema TVE. Fortaleza: FUNTELC, 1990.

OLIVEIRA, Roberta Lúcia Santos de. A educação pelas antenas de TV: narrativa histórica da implantação do Telensino no Ceará (1973-1979). 2014. 149f. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2014.

O POVO. César: Financiamento TV Educativa. 14.02.1973, p. 10.

O POVO. Estado se Prepara para Receber TV Educativa. 15.05.1973, p. 10.

SOUZA, Francisco das Chagas de Loiola; SANTOS, Elzanir dos; THERRIEN, Jacques; DIAS, Ana Maria Iório. A trajetória do telensino no Ceará. In: BRANDÃO, Maria de Lourdes Peixoto e DIAS, Ana Maria Iório (Orgs.). Imagens distorcidas: atualizando o discurso sobre o Telensino no Ceara. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2003. (p. 35-58)

SILVA, Patrícia Targino e DIAS, Ana Maria Iório. Reflexões sobre a avaliação no sistema de Telensino. In: BRANDÃO, Maria de Lourdes Peixoto e DIAS, Ana Maria Iório (Orgs.). Imagens distorcidas: atualizando o discurso sobre o Telensino no Ceara. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2003. (p. 111-136)

TELEVISÃO EDUCATIVA DO CEARÁ. Tele-visão de um Sistema. Fortaleza. [s.d.].

Publicado

2025-12-06

Cómo citar

OLIVEIRA, R. L. S. de; DANTAS, P. A. de O.; FIALHO, L. M. F. O Telensino como caminho para a educação no Ceará: uma análise histórica e pedagógica. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e16440, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e16440. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/16440. Acesso em: 6 dic. 2025.