O Telensino como caminho para a educação no Ceará: uma análise histórica e pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e16440Palabras clave:
Telensino, Educação cearense, História da educação, Políticas educacionaisResumen
O artigo analisa o Telensino como uma alternativa educacional inovadora implantada no Ceará na década de 1970, com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino de Primeiro Grau, e mitigar a escassez de professores qualificados em regiões remotas. O objetivo da pesquisa é investigar a implementação do Telensino no Ceará, destacando sua proposta pedagógica, seu papel na ampliação do acesso à educação e seu impacto na formação dos estudantes, especialmente aqueles situados em áreas de difícil acesso. Mediante uma análise documental, a partir de leis, Pareceres do Conselho Estadual de Educação, relatórios institucionais, dentre outros documentos, o estudo contribui para a valorização da memória educacional do Ceará e fomenta reflexões sobre a adaptação de modelos educacionais mediados por tecnologia no contexto atual. Além disso, evidencia que esta foi uma experiência pioneira de teleducação, utilizando a televisão como principal ferramenta didática. A experiência do Telensino no Ceará demonstrou a viabilidade do uso da televisão como meio educacional, permitindo a ampliação do acesso ao ensino fundamental e promovendo uma abordagem pedagógica inovadora. Apesar das limitações, como a falta de interação direta entre alunos e professores e a necessidade de maior aprofundamento dos conteúdos, o programa cumpriu um papel fundamental na interiorização da educação no estado.
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