A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15640

Palabras clave:

Educação Infantil, Transtorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva.

Resumen

O artigo, de natureza teórica e baseado em revisão de literatura, busca identificar tendências e contribuições teórico-metodológicas das pesquisas de pós-graduação realizadas entre 2021 e 2024 sobre a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil. Foram analisadas teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando as palavras-chave: educação infantil, educação inclusiva, autismo ou TEA. Selecionaram-se 13 produções, discutidas a partir da análise temática em três categorias: avaliação diagnóstica do TEA, percepções docentes e familiares sobre a inclusão e abordagens pedagógicas inclusivas na Educação Infantil. Os resultados indicam avanços, como a valorização de práticas diagnósticas sensíveis às particularidades das crianças, a necessidade de formação continuada para docentes e a importância das relações colaborativas entre família e escola. Entretanto, persistem barreiras, especialmente concepções limitantes sobre o desenvolvimento infantil e a insuficiência de políticas públicas integradas.

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Biografía del autor/a

Lilian Mari Sabidot, Universidade do Vale do Itajaí

Mestranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Pós – Graduação em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade Dom Bosco (2014), Graduação em Pedagogia pela Universidade do Contestado Campus Caçador, Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Educacionais. Bolsista FAPESC.

Regina Celia Linhares Hostins, Universidade do Vale do Itajaí

Doctora en Educación por la Universidad Federal de Santa Catarina (2006). Profesora e investigadora del Programa de Postgrado en Educación de la Universidad del Vale do Itajaí. Coordinadora del Grupo de Investigación del Observatorio de Políticas Educativas.

Suzana Neves de Souza Pereira, Universidade do Vale do Itajaí

Estudiante de Maestría en Educación en la Universidad de Vale do Itajaí - Univali (estudiante especial), Postgrado en EAD y Nuevas Tecnologías Educativas, UNICESUMAR. Licenciada en Pedagogía por el CENTRO UNIVERSITARIO AVANTIS - UNIAVAN (2020).

 

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Publicado

2025-10-10

Cómo citar

SABIDOT, L. M.; HOSTINS, R. C. L.; PEREIRA, S. N. de S. A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15640, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15640. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15640. Acesso em: 5 dic. 2025.