A educação para as relações étnico-raciais no município de Macapá: marco legal e realidade educacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15621

Palabras clave:

Educação Étnico-racial, Ações Afirmativas, Decolonialidade, Diversidade.

Resumen

Este estudo tem por objetivo analisar a implementação e os desdobramentos das políticas públicas afirmativas voltadas para as relações étnico-raciais no município de Macapá, estado do Amapá, à luz dos marcos legais e institucionais estabelecidos em âmbito nacional. Fundamentado no referencial teórico do pensamento decolonial, o trabalho adota como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, buscando compreender as dinâmicas locais de efetivação dessas políticas. Os resultados evidenciam que, embora as últimas duas décadas tenham sido marcadas por avanços normativos significativos no campo das ações afirmativas, observa-se, no contexto macapaense, a persistência de desafios estruturais e conjunturais que dificultam sua consolidação. Entre esses desafios, destacam-se a fragilidade institucional, a escassez de investimentos específicos e a intensificação de discursos e práticas políticas de cunho conservador, que promovem retrocessos no enfrentamento do racismo estrutural. Tais elementos apontam para a necessidade de um aprofundamento crítico sobre as condições reais de aplicação das políticas antirracistas em contextos periféricos da federação, como a Amazônia brasileira.

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Biografía del autor/a

Moisés de Jesus Prazeres dos Santos Bezerra, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Educação da Amazônia-PGEDA, Associação Plena em Rede-Educanorte. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor de Ensino Religioso da Rede Estadual de Ensino do Amapá. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática, Cultura e Relações Étnico-Raciais.

Eugenia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Fluminense (UFF), com pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora associada da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Atua no Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP) e no Doutorado em Educação da Amazônia (EDUCANORTE). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). 

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade do Estado do Amapá

Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Professor no Mestrado Profissional em Matemática da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Lider e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática, Cultura e Relações Étnico-Raciais (GEPECRER). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais.

 

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Publicado

2025-09-24

Cómo citar

BEZERRA, M. de J. P. dos S.; FOSTER, E. da L. S.; CUSTÓDIO, E. S. A educação para as relações étnico-raciais no município de Macapá: marco legal e realidade educacional. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15621, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15621. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15621. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê: Culturas e diversidades na dinâmica das relações étnoco-raciais