Práticas educativas em pleno Carnaval: o autismo entre confetes e serpentinas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15526

Palabras clave:

Autismo, Carnaval, Prática educativa, Educação não-formal, Causa identitára

Resumen

Este ensaio objetiva projetar referências simbólicas feitas ao autismo, capturando imagens de passagens carnavalescas, elaboradas a partir da “Identidade Autista”, para pensá-las sob uma perspectiva educativa e inclusiva. Deste modo, são trazidos ao escrito as escolas de samba Dascuia e Princesa do Igaraçu, que, em 2024, respectivamente, enredaram os temas “Cores do coração: uma jornada pelo autismo” e “Abram alas e deixem o autismo brilhar”. Interpela-se também o bloco Galo da Madrugada, que, em 2025, vestiu sua mascota com signos do autismo, e a banda Nação Zumbi, que dedicou seu show no Marco Zero às pessoas autistas, fazendo uso de meias com estampa de quebra-cabeça. A intenção do texto não foi estabelecer uma crítica negativa às estratégias de divulgação da causa autista, no entanto conclui-se que é importante tencionar tal debate para além do colorido festivo, que, infelizmente, pode reduzir a causa identitária a uma manifestação pontual e superficial.

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Biografía del autor/a

Perolina Souza Teles, Universidade Federal de Sergipe

Professora da rede pública do estado de Sergipe. É doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Membra do Grupo de pesquisa “Corpo e política”.

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pós-doutor em Educação do corpo pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP-Argentina). Membro do grupo de pesquisa “Corpo e política”.

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Publicado

2025-09-09

Cómo citar

TELES, P. S.; ZOBOLI, F. Práticas educativas em pleno Carnaval: o autismo entre confetes e serpentinas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15526, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15526. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15526. Acesso em: 5 dic. 2025.