Trajetória formativa-profissional do professor Timothy Denis Ireland e sua defesa pela educação no sistema prisional
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15505Palavras-chave:
Direitos Humanos, Educação em prisões, Narrativas Autobiográficas.Resumo
Este estudo buscou conhecer e analisar a trajetória formativa-profissional do professor Timothy Denis Ireland no contexto da educação prisional, destacando sua defesa pelo direito à educação para pessoas privadas de liberdade. Os dados foram gerados por meio das narrativas autobiográficas, permitindo que o referido professor narrasse sua trajetória e contribuição nesse campo. As narrativas demonstram que Ireland se tornou uma referência na área, defendendo uma educação acessível que valoriza a dignidade humana e a cidadania das pessoas em privação de liberdade. Além disso, sua experiência conecta-se ao contexto sociocultural da educação prisional, pois evidencia a importância da formação educacional como instrumento de transformação pessoal e social. A sua trajetória reafirma a necessidade de políticas educacionais que garantam oportunidades de aprendizado no sistema prisional, o que contribui para a garantia dos direitos humanos e para a ressocialização extramuros.
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