Trajetória formativa-profissional do professor Timothy Denis Ireland e sua defesa pela educação no sistema prisional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15505

Palabras clave:

Direitos Humanos, Educação em prisões, Narrativas Autobiográficas.

Resumen

Este estudo buscou conhecer e analisar a trajetória formativa-profissional do professor Timothy Denis Ireland no contexto da educação prisional, destacando sua defesa pelo direito à educação para pessoas privadas de liberdade. Os dados foram gerados por meio das narrativas autobiográficas, permitindo que o referido professor narrasse sua trajetória e contribuição nesse campo. As narrativas demonstram que Ireland se tornou uma referência na área, defendendo uma educação acessível que valoriza a dignidade humana e a cidadania das pessoas em privação de liberdade. Além disso, sua experiência conecta-se ao contexto sociocultural da educação prisional, pois evidencia a importância da formação educacional como instrumento de transformação pessoal e social. A sua trajetória reafirma a necessidade de políticas educacionais que garantam oportunidades de aprendizado no sistema prisional, o que contribui para a garantia dos direitos humanos e para a ressocialização extramuros.

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Biografía del autor/a

José Douglas de Abreu Araujo, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Especialização em Orientação e Mobilidade (IFCE), Atendimento Educacional Especializado na Diversidade (UFERSA), Serviços de Atendimento Educacional Especializado (UFPEL), e em Ciências da Religião (UCAM ), Licenciado em Filosofia (FAFIC) e Pedagogia (UNINTER), Bacharel em Filosofia (FRMATER) e Serviço Social (IFCE). É integrante da Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências (RIEV). Associado na Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE). Pesquisa sobre Práticas Educacionais, Formação de Professores, Educação Especial Inclusiva, Educação e Alteridade, Educação na Prisão, Educação não escolar, Educação e medida socioeducativa, Educação de Jovens e Adultos, Educação em Direitos Humanos, Educação Popular e Educação e Relações Étnico-Raciais.

Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Professor Adjunto de Ensino de Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculado à Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). Professor colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto (MPEC - UFOP) e do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Viçosa (MPECM-UFV). Doutor em Educação (UFMG - conceito CAPES 7), Mestre em Educação (UFC) com dissertação sobre a história da primeira Licenciatura em Química do estado do Ceará, Especialização em Orientação e Mobilidade (IFCE - Fortaleza) e em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFC), Licenciado em Química (IFCE - Iguatu) e Pedagogia (UNINTER). Trabalhou como professor substituto de Ensino de Química da Universidade Regional do Cariri (DQB/URCA), de Educação Especial da UECE/FECLI e de Química/Laboratório de Química em escolas da rede pública estadual de Ensino Médio do Ceará (SEDUC). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Química, Docência e Diversidade na Escola (GEQuíDE/UECE) e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI/UFC/CNPq) e do Grupo de Pesquisa-Ação sobre Universidade e Educação Superior (Universitátis/FaE-UFMG/CNPq). Associado da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), da qual também é Representante para a Região Nordeste (2024-2026), da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE), da Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Pesquisa Educação Química, com ênfase em formação de professores(as), ensino de Química/Ciências, diversidade na escola, docência universitária e Didática. Contato: wanderson.andrade@uece.br (Texto informado pelo autor)

Citas

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Publicado

2025-08-28

Cómo citar

ARAUJO, J. D. de A.; SILVA, W. D. A. da. Trajetória formativa-profissional do professor Timothy Denis Ireland e sua defesa pela educação no sistema prisional. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15505, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15505. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15505. Acesso em: 5 dic. 2025.