Educação e identidade nacional: contribuições da disciplina de História do Colégio Pedro II (1837-1850)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15371

Palabras clave:

Escolarização, Estrutura Curricular, Prática Curricular, Plano de Ensino.

Resumen

Este trabalho investiga como a disciplina de História do Colégio Pedro II contribuiu para a construção de uma identidade nacional brasileira entre 1837 e 1850. A pesquisa analisa os simbolismos da criação da instituição, a composição de funcionários, o perfil dos estudantes e os programas de ensino de História, utilizando documentos institucionais do Núcleo de Documentação e Memória (NUDOM), periódicos da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e decretos oficiais. A análise fundamenta-se em uma bibliografia diversa, incluindo autores como Vera Andrade (1999), Gondra e Schueler (2008), Beatriz Santos (2011) e Letícia Silva (2023), que abordam tanto a conjuntura histórica quanto a trajetória da instituição. O estudo busca compreender os usos políticos da Educação e contribuir para a historiografia sobre o Colégio Pedro II, instituição tradicional e relevante na formação da identidade nacional.

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Biografía del autor/a

Patrick da Silva Pastor, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Licenciado em História pelo Colégio Pedro II.

Felipe Lameu dos Santos, Colégio Pedro II

Professor do Colégio Pedro II. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação GEPHE-CP2. Doutor em Educação, Mestre em Educação, Licenciado em Educação Física.

Citas

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Publicado

2025-10-15

Cómo citar

PASTOR, P. da S.; SANTOS, F. L. dos. Educação e identidade nacional: contribuições da disciplina de História do Colégio Pedro II (1837-1850). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15371, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15371. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15371. Acesso em: 5 dic. 2025.