A conexão entre música e dança em “Geni e o Zepelim” por Sutaques de Casa
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15364Palabras clave:
Arte, Universidade, desigualdade de gêneroResumen
Este artigo tem como tema a representação coreográfica da canção Geni e o Zepelim, do cantor brasileiro Chico Buarque, interpretada pela companhia de dança Sutaques de Casa, em 2024, sob direção geral do coreógrafo Leandro Matos. O objetivo é apontar o caráter político do movimento ao lidar com a desigualdade de gênero e como a dança pode fazer parte de um processo educativo e esclarecedor sobre como a violência contra a mulher ainda é um problema social, além de registrar como a conexão entre música e dança pode maximizar a experiência artística tanto para os artistas em cena quanto para os espectadores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas com o diretor e o elenco do Sutaques de Casa, que mostram diferentes perspectivas sobre o espetáculo que estreou durante o Concerto de Artes Integradas em comemoração aos 56 anos da Universidade Federal de Sergipe.
Descargas
Citas
DALTRO, Emyle; AZEVEDO, Maria Thereza. O Reinventar do corpo na instalação coreográfica ImPermanências de Vera Sala. artciencia.com, Revista de Arte, Ciência e Comunicação, [S. l.], n. 14, 2017. DOI: 10.25770/artc.12184. Disponível em: https://artciencia.com/article/view/12184.
DIAS CARVALHO, Jairo. A teoria das cores e das formas gráficas de Wassily Kandinsky. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–22, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-67731. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67731.
ELOY. Entrevista concedida em Aracaju, em 14 ago. 2024.
FERNANDES, Camila. Entenda o significado da música Geni e o Zepelim, de Chico Buarque. Letras, Belo Horizonte, 16 jan. 2020. Disponível em: https://www.letras.mus.br/blog/significado-geni-e-o-zepelim/. Acesso em: 29 set. 2024.
FRANCO. Entrevista concedida em Aracaju, em 14 ago. 2024.
MATOS. Entrevista concedida em Aracaju, em 21 ago. 2024.
MOACYR, M. Análise coreológica na criação de dança a partir dos solos do Grupo Húmus - UFS. 2022. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.
MOURA, Lino Daniel. Entre Carmens e Severinas: uma proposta de entendimento sobre transculturação na dança. In: VI REUNIÃO CIENTÍFICA DA ABRACE, 2011, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: ABRACE, 2011. Disponível em: http://www.portalabrace.org/vireuniao/territorios/16.%20Daniel%20Moura.pdf. Acesso em: 29 set. 2024.
NERY, Letícia. Concerto de Artes Integradas reúne grande público para comemorar os 56 anos da UFS. Portal UFS, São Cristóvão, 16 maio 2024. Disponível em: https://www.ufs.br/conteudo/74312-concerto-de-artes-integradas-reune-grande-publico-para-comemorar-os-56-anos-da-ufs. Acesso em: 29 set. 2024.
PABLO, Eurim. Arte/Dança – Dança-Teatro Pina Bausch. Prefeitura de Goiânia – Educação, Goiânia. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/eaja/arte-danca-danca-teatro-pina-bausch/. Acesso em: 29 set. 2024.
RAMON. Entrevista concedida em Aracaju, em 21 ago. 2024.
RIBEIRO, M. De registros a reflexões sobre o corpo em processo de criação. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, 2020.
SALDANHA, Rafael. Justiça brasileira recebe 2,5 mil processos de violência contra a mulher por dia, segundo CNJ. CNN Brasil, São Paulo, 7 ago. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/justica-brasileira-recebe-25-mil-processos-de-violencia-contra-a-mulher-por-dia-segundo-cnj/. Acesso em: 29 set. 2024.
SANTANA. Entrevista concedida em Aracaju, em 12 ago. 2024.
SANTOS. Entrevista concedida em Aracaju, em 16 ago. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Pérola Juliana Cunha Lima, Daniel Moura (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.







