Políticas afirmativas para a consolidação da Educação Inclusiva: interfaces com a Educação Física escolar nos Institutos Federais
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15116Palabras clave:
Educação Inclusiva, Políticas Afirmativas, Educação Física, Justiça Social.Resumen
As políticas afirmativas são propostas criadas para equiparar as oportunidades de acesso de grupos historicamente excluídos e marginalizados aos diferentes âmbitos. Assim, buscamos analisar a atuação dos núcleos de políticas afirmativas presentes nos Institutos Federais para a consolidação da Educação Inclusiva e suas interfaces com a Educação Física escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com 11 professores de Educação Física de Institutos Federais que lecionam em turmas do Ensino Médio. O material empírico foi submetido à análise temática. Os resultados consistiram em quatro temas que evidenciaram a percepção dos docentes sobre a importância do Napne, Neabi e Nugs/Nuged para consolidação da justiça social dentro da instituição e efetivação da prática político-pedagógica na Educação Física escolar. Concluímos que esses núcleos auxiliam o trabalho docente com as temáticas de raça, gênero e deficiência, possibilitando a efetivação da inclusão de todos os estudantes no processo educativo.
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