Políticas afirmativas para a consolidação da Educação Inclusiva: interfaces com a Educação Física escolar nos Institutos Federais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15116

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Políticas Afirmativas, Educação Física, Justiça Social.

Resumen

As políticas afirmativas são propostas criadas para equiparar as oportunidades de acesso de grupos historicamente excluídos e marginalizados aos diferentes âmbitos. Assim, buscamos analisar a atuação dos núcleos de políticas afirmativas presentes nos Institutos Federais para a consolidação da Educação Inclusiva e suas interfaces com a Educação Física escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com 11 professores de Educação Física de Institutos Federais que lecionam em turmas do Ensino Médio. O material empírico foi submetido à análise temática. Os resultados consistiram em quatro temas que evidenciaram a percepção dos docentes sobre a importância do Napne, Neabi e Nugs/Nuged para consolidação da justiça social dentro da instituição e efetivação da prática político-pedagógica na Educação Física escolar. Concluímos que esses núcleos auxiliam o trabalho docente com as temáticas de raça, gênero e deficiência, possibilitando a efetivação da inclusão de todos os estudantes no processo educativo.

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Biografía del autor/a

Luan Gonçalves Jucá, Secretaria de Educação de Pernambuco

Licenciado em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - Campus Iguatu - CE. Especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade Descomplica. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Pós-Doutor em Educação pela USP. Docente da Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo.

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Publicado

2025-08-11

Cómo citar

JUCÁ, L. G.; MALDONADO, D. T. Políticas afirmativas para a consolidação da Educação Inclusiva: interfaces com a Educação Física escolar nos Institutos Federais. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15116, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15116. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15116. Acesso em: 5 dic. 2025.