O ensino semipresencial e os desafios para a emancipação digital na EJA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14135

Palabras clave:

Ensino Semipresencial, Emancipação Digital, EJA, Inclusão Digital.

Resumen

A integração de tecnologias digitais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é permeada por desafios, sobretudo relacionados à baixa familiaridade dos estudantes com essas ferramentas. Este artigo apresenta os resultados de um projeto desenvolvido em uma escola pública estadual do Espírito Santo, que utiliza a metodologia semipresencial. Foram promovidas ações pedagógicas, como oficinas de capacitação para docentes e estudantes, além de estratégias práticas de letramento digital. O principal objetivo foi viabilizar o acesso equitativo às tecnologias digitais, reconhecendo-as como instrumentos indispensáveis para o desenvolvimento acadêmico, social e profissional dos estudantes. A análise dos resultados evidencia que, apesar das barreiras iniciais, intervenções pedagógicas planejadas e suporte institucional podem fomentar a inclusão tecnológica e contribuir para a emancipação digital no contexto da EJA.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia Flávia dos Santos Cau, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora de Artes da Rede Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo. Atualmente é Coordenador Pedagógico do CEEJA.  Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES.

Citas

ALVES, S. M. C.; CHAVES, R. M. Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos. Revista Horizontes, Bragança Paulista, v. 35, n. 2, p. 56-74, 2017. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/. Acesso em: 25 set. 2024.

BRASIL, G. M.; SOUZA, R. P. Emancipação digital na educação de jovens e adultos (EJA). Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/. Acesso em: 25 ago. 2024.

ESPÍRITO SANTO. Diretrizes curriculares da educação de jovens e adultos. Vitória: Sedu, 2024.

ESPÍRITO SANTO. Portaria Sedu nº 183-R de 25 de agosto de 2023. Vitória: Sedu, 2023.

ESPÍRITO SANTO. Sistema de controle acadêmico. Vitória: Sedu, 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

PAPERT, Seymour. The children's machine: rethinking school in the age of the computer. New York: Basic Books, 1993.

PEREIRA, L. M.; SILVA, A. R. Da inclusão à emancipação digital: um estudo na educação de jovens e adultos. Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, 2019. Disponível em: https://www2.ufpel.edu.br/. Acesso em: 20 set. 2024.

SANTOS, J. C.; OLIVEIRA, M. F. Letramento digital na perspectiva emancipatória e cidadã: práticas pedagógicas gamificadas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://educa.fcc.org.br/. Acesso em: 02 set. 2024.

Publicado

2025-03-08

Cómo citar

SANTOS CAU, P. F. dos. O ensino semipresencial e os desafios para a emancipação digital na EJA. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e14135, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14135. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14135. Acesso em: 5 dic. 2025.