TDICs na educação: um olhar para além da pandemia de covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14077

Palabras clave:

TDICs, Educação, Ensino e Aprendizagem, Pandemia.

Resumen

O anseio por uma educação integrada ao mundo digital tem crescido bastante nos últimos anos, e a pandemia de covid-19 forçou o sistema educacional brasileiro a transitar para o ensino mediado pelas tecnologias da informação e comunicação. Este estudo reporta os dados de uma pesquisa com docentes de duas instituições públicas de ensino, referente ao uso de tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto escolar antes, durante e pós-pandemia de covid-19, com o objetivo de identificar os legados deixados pela vivência da prática docente neste período caótico da humanidade. A pesquisa indicou que, aproximadamente, 61% dos docentes fizeram uso de recursos tecnológicos para mediar o processo de ensino e aprendizagem. No cenário pós-pandemia, 34% utilizam às vezes e apenas 5% afirmaram parar de utilizar. Ao retornarem às aulas presenciais, os docentes notaram mudanças singelas nas infraestruturas das instituições.

Descargas


Biografía del autor/a

Cristiano Balbino da Silva, Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Pará (IFPA)

Doctorado y Máster en Física. Licenciado en Física. Especializado en docencia con énfasis en educación. Profesor de Educación Básica, Técnica y Tecnológica en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Pará - Campus Breves.

Denilson Cursino de Oliveira, Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Ceará (IFCE)

Doctorado en Informática Aplicada (UNIFOR). Máster en Informática Aplicada (UNIFOR). Licenciado en Informática (UNIFOR). Profesor en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Ceará (IFCE/Campus Maranguape)

Maria de Lourdes da Silva Neta, Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Ceará (IFCE)

Doctorado en Educación (PPGE/UECE). Máster en Educación (PPGE/UECE). Licenciada en Pedagogía y Administración (UECE). Profesora del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Ceará (IFCE/Campus Maranguape).

Citas

AGUIAR, D. R. C.; CAMARGO-CRUZ, P. E. A.; RESENDE, F. G. Efeitos da Pandemia COVID-19 na Educação Básica: Desafios e Perspectivas para o século XXI. Fórum Ambiental da Alta Paulista. v. 17, n. 1, 2021.

ASSIS, T.; SANTOS, J. V.; BARBOSA, J. F. S.; MARTINS, F. R. N.; SILVA, A. A. Formação de professores da EJA para uso de TDIC no ensino e gestão: uma experiência da extensão universitária. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8., 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019, p. 178-186. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.178. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/13166/13019. Acesso em: 23 set. 2024.

BALOCH, S.; BALOCH, M. A; ZHENG, T.; PEI, X. The Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Pandemic. The Tohoku Journal of Experimental Medicine, [S.l.], v. 250, n. 4, p. 271–278, 23 abr. 2020. Disponível em: https://www.jstage.jst.go.jp/article/tjem/250/4/250_271/_pdf/-char/en. Acesso em: 23 set. 2024.

BARBERIA, L. G.; CANTARELLI, L. G. R.; SCHMALZ, P. H. S. S. An Assessment of Brazilian States and State Capitals Remote Public Education Programs during the COVID-19 Pandemic. SSRN Electronic Journal, [S.l.], p. 1- 38, 02 fev. 2021. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3776366. Acesso em: 10 ago. 2024.

BRANCO, E. P.; ADRIANO, G.; ZANATTA, S. C. Educação e TDIC: contextos e desafios das aulas remotas durante a pandemia da COVID-19. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. Especial 2, p. 328-350, 30 dez. 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10712. Acesso em: 23 set. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

CARNEIRO, L. de. A.; RODRIGUES, W.; FRANÇA, G.; PRATA, D. N. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, [S.l.], v. 9, n. 8, p. e267985485, 4 jul. 2020. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/342703386_Uso_de_tecnolog

ias_no_ensino_superior_publico_brasileiro_em_tempos_de_pandemia. Acesso em: 23 set. 2024.

CARVALHO, F. S. de.; PILATTI, L. A.; CARVALHO, H. A. de.; LIMA, I. A de. Information and Communication Technology in Brazilian Public Schools: A Sustainable Legacy of the Pandemic? Sustainability, [S.l.], v. 15, n. 6462, p. 1-14, 11 abr. 2023. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/15/8/6462. Acesso em: 23 set. 2024.

CASTRO, M. P. P. P. de.; SCHIMIGUEL, J.; SIMÕES, G. S.; AMARAL, C. L. C.; SPINARDI, J. I.; FERRAZ, M. C.; SILVEIRA, I. F. Survey de tecnologias digitais de informação e comunicação utilizadas por professores durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, [S.l.], v. 11, n. 6, p. e42611629377, 2 maio 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/360327192_Survey_de_tecnologias_digitais_de_informacao_e_comunicacao_utilizadas_por_professores_durante_a_pandemia_da_COVID-19. Acesso em: 23 set. 2024.

DIAS-TRINDADE, S. D.; HENRIQUES, S.; CORREIA, J. D. Teaching during the Pandemic: An Exploratory Study in Portuguese and Brazilian Secondary Education Teachers. International Journal of Information and Education Technology, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 344–354, 1 jan. 2022. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/12327/1/2022_Teaching%20during%20the%20pandemic.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KUMAR, A.; SINGH, R.; KAUR, J.; PANDEY, S.; SHARMA, V.; THAKUR, L.; SATI, S.; MANI, S.; ASTHANA, S,; SHARMA, T. K.; CHAUDHURI, S.; BHATTACHARYYA, S.; KUMAR, N. Wuhan to World: The COVID-19 Pandemic. Frontiers in Cellular and Infection Microbiology, [S.l.], v. 11, n. 596201, 30 mar. 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/cellular-and-infectionmicrobiology/articles/10.3389/fcimb.2021.596201/full. Acesso em: 23 set. 2024.

MACEDO, R. A. de. Educação e pandemia de COVID-19: um olhar sobre as desigualdades educacionais. Revista de sociología de la educación, [S.l.], v. 16, n. 2, p. 177–185, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/371201836_Educacao_e_pandemia_de_COVID-19_um_olhar_sobre_as_desigualdades_educacionais. Acesso em: 23 set. 2024.

REZAEI, N. (ED.). Coronavirus Disease - COVID-19. Cham: Springer International Publishing, 2021.

ROCHA, F. S. M. da.; LOSS, T.; ALMEIDA, B. L. C.; MOTTA, M. S.; KALINKE, M. A. O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da COVID-19. Interacções, [S.l.], v. 16, n. 55, p. 58–82, 30 dez. 2020. DOI: 10.25755/int.20703. Disponível em:https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/20703. Acesso em: 23 set. 2024.

RODRIGUES, A.; SILVA. G. C. G. da.; NASCIMENTO, J. G. de. V.; SEVERINO, K. L.; ROLLIN, M.; PRIME, M.; MORAES, M. A. de. O.; CÊIA, M. das. G. da. S., SANTOS, M. S.; MOTA, R. D.; TIGOURDI, S. Educação básica e pandemia: Entrevista com professores de quatro países / Basic Education and pandemic: interview with teachers from four countries. Pensares em Revista, São Gonçalo, n. 20, p. 80-104, 5 jan. 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/pensaresemrevista/article/view/56920. Acesso em: 23 set. 2024.

SANTOS, G. M. T. dos. Tecnologías digitales frente al escenario del COVID-19: (in)efectividad del derecho educativo brasileño? Brazilian Journal of Policy and Development, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 35-54, 2020. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/270/150. Acesso em: 23 set. 2024.

SANTOS, M. N dos.; SANTOS, A dos.; BALBINOT, C.; NERLING, M. A. M. Análise sobre o uso de recursos tecnológicos em um contexto de aulas síncronas e assíncronas. Ensino e Tecnologia em Revista, Londrina, v. 5, n. 2, p. 125–143, 11 nov. 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14034. Acesso em: 23 set. 2024.

SILVA, C. C. S. C. da.; TEIXEIRA, C. M. de. S. O uso das tecnologias na educação: Os desafios frente à pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Development, [S.l.], v. 6, n. 9, p. 70070–70079, 18 set. 2020. Disponível em: Acesso em: 23 set. 2024. Disponível em: https://abrir.link/hOmGC. Acesso em: 23 set. 2024.

SILVA, E. J. L. da.; ALENCAR, M. F. dos. S.; CARVALHO, W. L. de. La Educación superior durante la pandemia de COVID-19 en Brasil: factores que influyeron en la participación de los estudiantes. Research in Education and Learning Innovation Archives, [S.l.], n. 29, p. 102–102, 15 jul. 2022. Disponível em: https://turia.uv.es//index.php/realia/article/view/23738. Acesso em: 23 set. 2024.

SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotoamia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 21–44, 30 abr. 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099. Acesso em: 23 set. 2024.

SOUZA, T. S. de. Desafios do professor na pandemia. Revista Gênero e Interdisciplinaridade, [S.l.], v. 2, n. 5, 3 dez. 2021. Disponível em: https://www.periodicojs.com.br/index.php/gei/article/view/514/391. Acesso em: 23 set. 2024.

VALÊNCIA, D. N. Brief Review on COVID-19: The 2020 Pandemic Caused by SARS-CoV-2. Cureus, v. 12, n. 3, 24 mar. 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7179986/. Acesso em: 23 set. 2024.

WOOD, M.; WELCH, C. Are “Qualitative” and “Quantitative” Useful Terms for Describing Research? Methodological Innovations Online, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 56–71, abr. 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228287852_Are_'Qualitative'_and_'Quantitative'_Useful_Terms_for_Describing_Research. Acesso em: 23 set. 2024.

Publicado

2024-01-24

Cómo citar

SILVA, C. B. da; OLIVEIRA, D. C. de; SILVA NETA, M. de L. da. TDICs na educação: um olhar para além da pandemia de covid-19. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e14077, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14077. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14077. Acesso em: 21 may. 2025.