Financiamento e matrícula na Educação de Jovens e Adultos em Goiás: evolução ou desmonte?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13279

Palabras clave:

Financiación de la educación, Políticas públicas, Administración pública, Educación de jóvenes y adultos

Resumen

O Brasil tem vivenciado, na história recente, um período de desmonte e negligência das políticas públicas sociais, da ciência e da educação. Neste contexto, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) também pode ter sido impactada. O objetivo deste estudo é avaliar a evolução recente do valor por educando e do número de matrículas da EJA no ensino básico e no ensino técnico integrado em Goiás. A pesquisa, de caráter descritivo, foi realizada por meio de coleta de dados secundários e avaliou as seguintes variáveis relacionadas à EJA: valor anual por educando nominal e ajustado pela inflação; matrículas no ensino básico; matrículas no técnico integrado ao Ensino Médio; e percentual de matrículas de EJA na educação profissional. Os resultados indicam que o valor por educando se manteve próximo da inflação, todavia não implicando necessariamente em aumento no investimento. É sensível a diminuição de matrículas na educação básica e na educação técnica integrada ao Ensino Médio.

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Biografía del autor/a

Lívia Aparecida Oliveira de Moraes Sousa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestranda em Educação pela PUC/GO, graduada em Direito pela Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba, especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela PUC/GO e especialista em Direitos Humanos, Democracia e Cultura pela UFG. Atualmente é Analista Judiciária-Área Judiciária do Tribunal Regional do Trabalho da 14 Região.

Maria Esperança Fernandes Carneiro, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora em Educação: História, Política e Sociedade pela PUC/GO. Mestra em História pela UFG e Graduada  em História pela PUC/GO. Atualmente é Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Jenerton Arlan Schütz, Universidade Católica de Brasília (UCB/DF)

Pós-Doutorando em Educação Profissional e Tecnológica (Instituto Federal Goiano). Doutor em Educação nas Ciências (Unijuí). Professor Visitante no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Goiano, Campus Ceres. Professor e Pesquisador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Marcos de Moraes Sousa, Instituto Federal Goiano, Campus Ceres, Goiás, Brasil

PhD na Universidade de Berna, no Kompetenzzentrum für Public Management (KPM). Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2008). Professor de Ensino Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Goiano Campus Ceres. Docente permanente credenciado no Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Federal de Goiás - PPGADM/UFG e no ProfEPT do Instituto Federal Goiano.

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Publicado

2025-01-10

Cómo citar

SOUSA, L. A. O. de M.; CARNEIRO, M. E. F.; SCHÜTZ, J. A.; SOUSA, M. de M. Financiamento e matrícula na Educação de Jovens e Adultos em Goiás: evolução ou desmonte?. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e13279, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e13279. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13279. Acesso em: 21 ene. 2025.