A perspectiva do monitor atuando na inovação pedagógica universitária
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13155Palabras clave:
Monitoria, Ensino superior, EducaçãoResumen
O trabalho apresenta o ponto de vista dos alunos monitores em relação às ações desempenhadas durante o Projeto de Inovação Pedagógica. A experiência ocorreu em um curso da área de engenharia e teve duração de dois semestres. Como principais atividades, os monitores de inovação pedagógica realizavam monitoria em disciplinas, faziam atividades de nivelamento no início do semestre, além de organizar e ministrar oficinas acadêmicas, com temas relacionados à prática discente cotidiana. O presente estudo mostra que o Projeto de Inovação Pedagógica ajuda no processo ensino-aprendizagem, proporcionando crescimento pessoal e profissional aos monitores. O principal desafio foi a baixa adesão dos discentes às atividades da monitoria. Ainda assim, acreditamos que a monitoria promove o processo de aprender, pois faz o acompanhamento dos estudantes no seu próprio tempo, ritmo e avanço, de acordo com a individualidade do aluno.
Descargas
Citas
ANDRADE, E.G.R; RODRIGUES, I.L.A; NOGUEIRA, L.M.V.; SOUZA, D.F. Contribuições da monitoria acadêmica para o processo de ensino-aprendizagem na graduação de Enfermagem. Revista brasileira de Enfermagem [periódico online] 2018. 10(2).
ASSIS, F.D, et al. Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores e orientadores. Revista Enfermagem UERj, 2006; jul.-set;14(3):391-397.
BASSO, C., GRAF, L. P., LIMA, F. C., SCHMIDT, B., BARDAGI, M. P. (2013). Organização de tempo e métodos de estudo: Oficinas com estudantes universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 14(2), 277-282.
BATISTA, M. S. L.; BARRETO, A.C. (2019). Monitoria acadêmica: uma proposta para futuros docentes. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC), 5(1).
BRAUN, M. S. de A.; MELO, S. S. de. A monitoria no processo de aprender a empreender. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Ver. Pemo, v. 2, n. 2, p. 1-17, 2020.
CASAGRANDE, M. V., FELICHAK, A. G., MORENO, M. H., DE SOUZA NETO, S. C. B., & RETUCI, V. (2023). A monitoria acadêmica como atividade de ensino e impulsionadora do aprendizado. SEPE-Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS, 12.
DANTAS, O. M. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Revista brasileira Estudos Pedagogicos. Brasília, v. 95, n. 241, p. 567-589, set-dez, 2014.
FARIA, P. A. (2010). Psicopedagogia e ensino superior: O múltiplo e as possibilidades de aprender e ensinar. Construção Psicopedagógica, 18(16), 79-93.
FERREIRA, A. B. de H. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. Coordenação Marina Baird Ferreira, Margarida dos Anjos. 5 ed. Curitiba. Positivo. 2000. 2272 p.
GARCIA, L. T. S.; FILHO, L. G. S.; SILVA, M. V. G. Monitoria e avaliação formativa em nível universitário: desafios e conquistas. Perspectiva, Florianópolis. v. 31, n.3, p.973- 1003, set./dez., 2013.
LIMA, C.C.; OLIVEIRA, M.C. Docência a vista: as contribuições no exercício de monitoria acadêmica. Encontro de Extensão, docência e iniciação científica - EEDIC. Anais do I Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC). 2019; Quixadá, Ceará. P 32-34.
MATOSO, L. M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Revista Científica da Escola da Saúde, Potiguar, a.3, n. 2, p. 77-83. Abr-set, 2014.
MEDEIROS, M. R., TAVORA, R. C. D. O., BARRETO, R. A. R., DE LIRA, J. M., & SOARES, A. D. A. (2020). Papel da monitoria na formação acadêmica em tempos de covid-19: relato de experiência: Relato de Experiência. Revista Extensão & Sociedade, 12(1).
PINHEIRO, D. P.; REBOUÇAS, J. A. (2018). A importância da avaliação diagnóstica no projeto de nivelamento matemático com discentes do ensino médio integrado. In V Congresso Nacional de Educação. Brazil.
SANTOS, G. M.; BATISTA, S. H. S. S. Monitoria acadêmica na formação em/para a saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículum interprofissional em saúde. ABCS Heath Sci, v.40, n.3, p.203-207, 2015.
SENRA, R. L. S.; RODRIGUES, V. A. (2014). O ensino de enfermagem na formação de novos educadores: relato de experiência em monitoria. Revista Rede de Cuidados em Saúde, 8(2).
SILVA, C.C.; NEVES, R.R.; SANTANA, V.K. et al. Monitoria acadêmica em Enfermagem em doenças infecciosas e parasitárias: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde [periódico online] 2019 jul.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Elainy Cristina Alves Martins Oliveira (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.