Narrativas (auto)biográficas e formação de professores: análise das dissertações e teses produzidas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e12886Palabras clave:
Narrativas (Auto)biográficas, Formação de Professores, Prática Pedagógica.Resumen
Este estudo do tipo revisão de literatura pretende apresentar o estado do conhecimento das pesquisas desenvolvidas nos programas de Pós-Graduação do Brasil em nível stricto sensu sobre narrativas (auto)biográficas e formação de professores. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes no mês de março de 2024. Com os critérios preestabelecidos, foi encontrado um total de 108 trabalhos, entre teses e dissertações, sendo 30 no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e 78 na BDTD. Os resultados indicam a diversidade de trabalhos que buscam compreender o processo de formação docente através da valorização das subjetividades, prática esta atendida nas narrativas enquanto abordagem da pesquisa biográfica. Revela também que ainda há uma carência de estudos voltados principalmente para pesquisas de doutorado que envolvam a temática, evidenciando, portanto, um importante caminho a ser trilhado.
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