(Auto)biographical narratives and teacher training: analysis of dissertations and theses produced in Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e12886

Keywords:

(Auto)biographical narratives, Teacher training, Pedagogical practice

Abstract

This literature review study aims to present the state of the art of research developed in Brazilian Postgraduate programs at the stricto sensu level on (auto)biographical narratives and teacher training. The research was carried out in the Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) and in the Capes Catálogo de Teses e Dissertações in March 2024. Based on the pre-established criteria, a total of 108 works were found, including theses and dissertations, with 30 in the Capes Catálogo de Teses e Dissertações and 78 in the BDTD. The results found indicate the diversity of works that seek to understand the teacher training process through the valorization of subjectivities, a practice that is based on narratives, as an approach to biographical research. It also reveals that there is still a lack of studies aimed mainly at doctoral research involving the topic, therefore highlighting an important path to be followed.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Natália Parente de Lima Valente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Maracanaú. Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN).

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Educação e professor do Instituto Federal do Ceará.

Sandro Silveira Jucá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Engenharia Elétrica, professor titular e pesquisador do IFCE.

References

ABREU, Roberta da Costa. Formação docente à luz das narrativas (auto)biográficas. Dissertação (Mestrado em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores) – Centro de Ciências Exatas Naturais e da Saúde, Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2019. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses. Acesso em: 15 mar. 2024.

BRITO, Assicleide da Silva. Ser professor(a): as narrativas (auto)biográficas no processo de (trans)formação de professores de Química. Tese (Doutorado em Educação em Ciências), Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses. Acesso em: 15 mar. 2024.

CARDOSO, Jackeline Silva. Narrativas (auto)biográficas e formação de professores: tessituras sobre as trajetórias formativas de professoras da Educação de Jovens e Adultos. Dissertação, UNEB, 2018. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses. Acesso em: 15 mar. 2024.

CASTRO, Eliana Agassi. Formação continuada por meio de narrativas autobiográficas: um fomento ao autoconhecimento. Dissertação, UNICID, 2010. Disponível em: https://bdtd.ibict.br. Acesso em: 15 mar. 2024.

CINEZI, Giuliana Rappi. Saberes moleculares, átomos e outras químicas: narrativas (auto)biográficas na construção da identidade docente. Dissertação, UNIFESP, 2023. Disponível em: https://bdtd.ibict.br. Acesso em: 15 mar. 2024.

COSTA, Sandra Beatriz Silva da Costa. Narrativas (auto)biográficas: o desvelamento e a reinvenção da identidade docente de uma professora de arte. Dissertação, UFN, 2021. Disponível em: https://bdtd.ibict.br. Acesso em: 15 mar. 2024.

DOLWITSCH, Julia Bolssoni. Narrativas (auto)biográficas: a mediação da literatura infantil nas trajetórias formativas de uma professora de classe multisseriada. Dissertação, UFSM, 2019. Disponível em: https://bdtd.ibict.br. Acesso em: 15 mar. 2024.

FERNANDES, Maria Martha Stussi. O processo de formação docente da Pedagogia Waldorf: narrativas (auto)biográficas de professoras em formação. Dissertação, UFSC, 2017. Disponível em: https://bdtd.ibict.br. Acesso em: 15 mar. 2024

FERREIRA, Maycon Douglas. Narrativas (auto)biográficas no PIBID: espaços de problematização na/para a formação de professores de matemática CAMPO. Dissertação, UFMS, 2017. Disponível em: https://bdtd.ibict.br. Acesso em: 15 mar. 2024

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre, n. 3 (63), p. 413-438, set/dez. 2007. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/gepiem/files/2008/09/a_tranfor2.pdf. Acesso em: 20 mar. 2024.

JOSSO, Marie-Christine. O corpo biográfico: corpo falado e corpo que fala. Educ. Real, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 19-31, jan/abr. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/rXZF6DgbGRsjFDTvDFCD5YR/?format=pdf. Acesso em: 15 mar. 2024.

LAGOEIRO, Fábio Gomes. Narrativas (auto)biográficas, processos de aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: Contribuições para o campo da Educação Matemática. Dissertação, UFSC, 2021. Disponível em: https://bdtd.ibict.br. Acesso em: 15 mar. 2024

MARCONDES, Luiz Gustavo Rodrigues. Narrativas (Auto)biográficas e a formação matemática de pedagogos no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID: diálogos entrecruzados e pesquisa-formação. Dissertação, UFSC, 2022. Disponível em: https://bdtd.ibict.br. Acesso em: 15 mar.2024

MENEZES, Victória Sabbado Menezes. “Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos...” professores?: das narrativas (auto)biográficas docentes à ressignificação de (Geo)grafias. Tese, UFRGS, 2017. Disponível em: https://bdtd.ibict.br. Acesso em: 15 mar. 2024.

MOITA, Maria da Conceição. Percursos de formação e de transformação. In: NÓVOA, António (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2002.

MOTA, Lúcius Batista. Identidades profissionais: um estudo de narrativas (auto)biográficas de professores de oboé. Tese, UFSM, 2017. Disponível em: https://bdtd.ibict.br. Acesso em: 15 mar. 2024.

SILVA, Alexandre Ferreira. Narrativa (auto)biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia. Dissertação, UNICID, 2021. Disponível em: https://bdtd.ibict.br. Acesso em: 15 mar. 2024

NASCIMENTO, Jussara Cassiano. Professoras alfabetizadoras: as narrativas (auto)biográficas entrelaçando fios da formação. Dissertação, UFRJ, 2008. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses. Acesso em: 15 mar. 2024.

NÓVOA, António (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2002.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Eliseu Clementino; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 01, p. 369-386, abr. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/hkW4KnyMh7Z4wzmLcnLcPmg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 mar. 2024.

VENTURA, Lidnei; CRUZ, Dulce Márcia. Metodologia de narrativas autobiográficas na formação de educadores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 19, n. 60, p. 426-446, jan./mar. 2019. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/23455. Acesso em: 20 mar. 2024.

PASEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e poder(auto)transformador. Dossiê temático: vitalidade do sujeito e poder de formação: narrativas autobiográficas em diálogo. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 44, p. 93-113, jan./mar. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8018. Acesso em: 15 mar. 2024.

PAIXÃO, Everton Santos. Narrativas (auto)biográficas de um docente em (an)dança. Dissertação, UFBA, 2023. Disponível em: https://bdtd.ibict.br. Acesso em: 15 mar. 2024

PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida: entre a hetero e a ecoformação. In: FINGER, Matthias; NÓVOA, António (orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN, 2014.

RONDAN, Jossele Lima Vieira. A construção de narrativas (auto)biográficas na formação de professores em tempos de cibercultura. Dissertação, UNIPAMPA, 2021. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses. Acesso em: 15 mar. 2024.

ROCHA, Cristiane Ribeiro Cabral. Quando contar de si desvela uma história sobre nós”: narrativas (auto)biográficas de professores iniciantes egressos do curso de Pedagogia da UEMSD/Campo Grande. Dissertação, UEMS, 2016. Disponível em: https://bdtd.ibict.br. Acesso em: 15 mar. 2024.

RIBEIRO, Fernando Fidelis. Uma escalada sinuosa pelo terreno das narrativas (auto)biográficas em busca da (re)constituição docente frente a alunos com altas habilidades/superdotação. Dissertação, UEMS, 2017. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses. Acesso em: 15 mar. 2024.

SILVA, Dayana Karla Barbosa. A Formação inicial docente na extensão universitária: narrativas (auto)biográficas de estudantes de Licenciatura em Letras Espanhol. Dissertação, UNEB, 2020. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses. Acesso em: 15 mar. 2024.

SOUZA, Eliseu Clementino. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, A. D; HETKOWSKI, T. M. (orgs.). Memória e formação de professores (on-line). Salvador: EDUFBA; Scielo Books, 2007. Disponível em: https://books.scielo.org/id/f5jk5/pdf/nascimento-9788523209186-04.pdf. Acesso em: 15 mar. 2024.

SCHIAVON, Tatiana de Camargo. Composição de Formação: narrativas (auto) biográficas como acordes do Formador professor. Dissertação, UFSC, 2020. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses. Acesso em: 15 mar. 2024.

TAVARES, Erica Alves Barbosa Medeiros. Narrativas (auto)biográficas de professoras surdas: um olhar para a aprendizagem da docência. Tese, UFSC, 2022. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses. Acesso em: 15 mar. 2024.

TROTTE, Leticia Pacheco de Mello. Narrativas (auto)biográficas das professoras que ensinam matemática nos anos iniciais: aprender para ensinar, ensinar para aprender. Dissertação, UERJ, 2021. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses. Acesso em: 15 mar. 2024.

WEISS, Douglas Rodrigo Bonfante. A formação de professores de acordeom do Rio Grande do Sul: narrativas (auto)biográficas. Dissertação, UFSM, 2015. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses. Acesso em: 15 mar. 2024.

Published

2025-01-03

How to Cite

VALENTE, N. P. de L.; SILVA, S. A. da; JUCÁ, S. S. (Auto)biographical narratives and teacher training: analysis of dissertations and theses produced in Brazil. Educational Practices, Memories and Oralities, [S. l.], v. 7, p. e12886, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e12886. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12886. Acesso em: 21 jan. 2025.