O papel socioeducativo do currículo escolar na educação preventiva
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e12665Palabras clave:
Currículo Escolar, Papel Socioeducativo, Educação Preventiva.Resumen
Este artigo versa sobre resultados do projeto Escola: Academia de Vida (março/2017 a janeiro/2018), cujo objetivo foi colaborar com a prevenção ao risco de uso e abuso de drogas em crianças, adolescentes e jovens, estabelecendo atitudes de apoio e orientação a estudantes do Ensino Fundamental II, por meio de atividades interdisciplinares no currículo escolar. Trata-se de um projeto de voluntariado da Associação Papa João XXIII no Brasil e consiste em uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados com a aplicação de questionários, observações diárias e depoimentos em uma escola da rede pública municipal em Castanhal (PA). Para a discussão temática, utilizou-se a técnica da análise do discurso (Bardin, 2016). Os achados indicaram que educar para prevenção envolve muito mais que ensinar conteúdos. Os resultados reforçam o papel social da escola, que é ir além do currículo oficial (Faleiros; Faleiros, 2008), é preparar a vida, é fortalecer contra a marginalidade.
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