O papel socioeducativo do currículo escolar na educação preventiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e12665

Palabras clave:

Currículo Escolar, Papel Socioeducativo, Educação Preventiva.

Resumen

Este artigo versa sobre resultados do projeto Escola: Academia de Vida (março/2017 a janeiro/2018), cujo objetivo foi colaborar com a prevenção ao risco de uso e abuso de drogas em crianças, adolescentes e jovens, estabelecendo atitudes de apoio e orientação a estudantes do Ensino Fundamental II, por meio de atividades interdisciplinares no currículo escolar. Trata-se de um projeto de voluntariado da Associação Papa João XXIII no Brasil e consiste em uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados com a aplicação de questionários, observações diárias e depoimentos em uma escola da rede pública municipal em Castanhal (PA). Para a discussão temática, utilizou-se a técnica da análise do discurso (Bardin, 2016). Os achados indicaram que educar para prevenção envolve muito mais que ensinar conteúdos. Os resultados reforçam o papel social da escola, que é ir além do currículo oficial (Faleiros; Faleiros, 2008), é preparar a vida, é fortalecer contra a marginalidade.

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Biografía del autor/a

Maria Eliana Soares, Secretaria Municipal de Educação/Castanhal (PA)

Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas; Mestrado em Docência em Ciências e Matemáticas; Especialização em Educação Especial e Inclusiva; Especialização em Dependência Química; Licenciatura Plena em Pedagogia. Voluntária da Associação Para João XXIII no Brasil.

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Publicado

2025-01-03

Cómo citar

SOARES, M. E. O papel socioeducativo do currículo escolar na educação preventiva. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e12665, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e12665. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12665. Acesso em: 21 ene. 2025.