Explorando o potencial da ferramenta Plickers para o ensino de Ciências: uma análise da avaliação de conceitos relacionados à água

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11878

Palabras clave:

Aprendizagem, Compreensão, Participação ativa, Pensamento crítico

Resumen

O objetivo do trabalho foi usar a ferramenta Plickers no ensino de Ciências e promover uma análise avaliativa da aprendizagem. O estudo envolveu 32 alunos de pós-graduação do curso de Tecnologias Educacionais para a Prática Docente no Ensino Básico, divididos em quatro equipes. Os alunos participaram de aulas teóricas e práticas sobre a importância da água, sendo aplicadas atividades com o Plickers para avaliar a compreensão dos conceitos. Foram elaboradas cinco questões e respondidas pelas equipes, utilizando os cartões de resposta gerados pela ferramenta. As respostas das equipes foram categorizadas levando em conta a aderência aos conceitos e o nível de participação. O desempenho das equipes foi satisfatório, pois houve uma média geral de acertos de 90% para as cinco questões aplicadas. O Plickers é uma ferramenta avaliativa eficiente e proporcionou feedback imediato aos educadores, promoveu a participação ativa dos alunos e estimulou o pensamento crítico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luan Daniel Silva Ferreira, Universidade Federal do Pará

Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura), pela Universidade da Amazônia (UNAMA – 2022). Especialista em Microbiologia e Imunologia, pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ – 2022). Mestrado em Genética e Biologia Molecular (UFPA - 2022).

Dábila Carla de Almeida Sobrinho, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheira Agrônoma, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA – 2018). Graduanda em Pedagogia, pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Pós-graduanda em Tecnologias Educacionais para a Prática Docente do Ensino Básico, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Citas

AMRI, S.; OUZIZI, L.; JILAL, A. O uso de Plickers para melhorar a aprendizagem do aluno no ensino de ciências. Journal of Physics: Conference Series, v. 1808, n. 1, p. 012086, 2021.

ALLDAY, S. Ensinando os Estados da Matéria com Demonstrações Simples. Teachwire, 2019. Disponível em: https://www.teachwire.net/news/teaching-the-states-of-matter-with-simple-demonstrations. Acesso em: 06 maio 2023.

BLOOM, B. S.; MADAUS, G. F.; HASTINGS, T. Handbook on Formative and Summative Evaluation of Student Learning. New York: McGraw Hill, 1971.

CHEN, C. Y. et al. Incorporando a educação hídrica ao currículo para cultivar a consciência dos cidadãos sobre a conservação da água. Água, v. 12, n. 11, p. 2948, 2020.

DOE, J. A importância da água no corpo. Healthline, 2022. Disponível em: https://www.healthline.com/health/importance-of-water-in-the-body. Acesso em: 06 maio 2023.

FERDIG, R. E.; KENNEDY, K. Manual de pesquisa sobre práticas e métodos emergentes para ensino K-12 online e misto. IG Global, 2016.

JOHNSON, J. Os Três Estados da Matéria: Sólido, Líquido e Gás. Science Trends, 2021. Disponível em: https://sciencetrends.com/the-three-states-of-matter-solid-liquid-and-gas/. Acesso em: 06 maio 2023.

LACHAPPELLE, P.; Reid, N.; Arseneault, D. Plickers and Peer Instruction: A low-tech student engagement tool for the flipped classroom. Innovative Higher Education, v. 42, n. 3, p. 249-260, 2017.

MILLER, C. L.; GREENE, B. A.; LEE, C. Integração de tecnologia na educação científica K-12: Uma revisão sistemática de Plickers. Jornal Internacional de Pesquisa Educacional, v. 100, p. 101538, 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2019: Deixando ninguém para trás. 2019. Disponível em: http://www.unwater.org/publications/world-water-development-report-2019/. Acesso em: 05 maio 2023.

RODRIGUES, A. A importância da aprendizagem sobre a composição do corpo humano em água. Revista Brasileira de Educação em Ciências, v. 42, n. 2, p. 187-202, 2019.

RODRIGUES, D. O Papel da Água no Corpo Humano. Verywell Fit, 2019. Disponível em: https://www.verywellfit.com/water-as-a-nutrient-2506745. Acesso em: 06 maio 2023.

SÁNCHEZ-MENA, A.; SÁEZ-LÓPEZ, J. M. The use of Plickers as an interactive learning tool in higher education. Interactive Learning Environments, v. 26, n. 2, 226-234, 2018.

SANTOS, B. Estimulando a curiosidade científica por meio do estudo da água no corpo humano. Cadernos de Pesquisa em Educação, v. 36, n. 1, p. 120-135, 2020.

SANTOS, L. Desafios do ensino da água como recurso natural em regiões com escassez hídrica. Revista de Educação Ambiental, v. 20, n. 1, p. 56-69, 2018.

SANTOS, P.; MARQUES, F. A importância da água para a vida. International Journal of Development Research, v. 9, n. 7, p. 28854-28857, 2019.

SHAHID, S.; JAFRI, S. F. A. O efeito de Plickers na participação do aluno e discussões significativas nas aulas de ciências. Jornal de Educação e Prática, v. 13, n. 4, p. 70-79, 2022.

SILVA, M. A importância de atividades práticas no ensino da água como recurso natural. Revista Brasileira de Ensino de Ciências, v. 44, n. 3, e20190123, 2021.

SMITH, J. Promovendo o pensamento crítico por meio do aprendizado sobre a formação de nuvens. Jornal Internacional de Educação em Ciências, v. 32, n. 4, p. 520-535, 2020.

UNESCO. Água. 2021. Disponível em: https://pt.unesco.org/themes/agua. Acesso em: 04 maio 2023.

Publicado

2024-06-08

Cómo citar

FERREIRA, L. D. S.; SOBRINHO, D. C. de A. Explorando o potencial da ferramenta Plickers para o ensino de Ciências: uma análise da avaliação de conceitos relacionados à água. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e11878, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e11878. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11878. Acesso em: 22 jul. 2024.