Eficiência técnica das escolas públicas municipais rurais e urbanas do estado do Ceará com análise das disciplinas de Português e Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10848

Palabras clave:

Educação, Eficiência, Ceará

Resumen

La educación es fundamental para el progreso individual y colectivo, proporcionando oportunidades de crecimiento y movilidad social, además de influir directamente en la economía de un país a través de inversiones en sus ciudadanos. El objetivo principal de este trabajo es analizar la eficiencia de las escuelas urbanas y rurales en la educación básica en el estado de Ceará, investigando las posibles diferencias de eficiencia entre las áreas urbanas y rurales cuyo método utiliza un estudio matemático y estadístico denominado Data Envelopment Analysis, completando una economía de estudios sobre eficiencia de escuelas rurales/urbanas con la mencionada técnica con los municipios de Ceará. Al analizar los resultados se observa que pocos municipios alcanzaron el máximo nivel de eficiencia en cada modelo analizado, representando un pequeño porcentaje de los municipios. Se encontró una diferencia en la eficiencia entre las áreas rurales y urbanas, siendo el medio rural el que generalmente muestra una menor eficiencia. Pocos municipios rurales estaban en las clases de eficiencia más bajas, mientras que ningún municipio urbano estaba en estas clases específicas. Sin embargo, los años finales tienen los valores de eficiencia promedio más altos, tanto en áreas rurales como urbanas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luan Oliveira dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Ciências Econômicas e Mestre em Economia Rural (UFC/PPGER).

José Newton Pires Reis, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Economia Agrícola e do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural da Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Economia Agrária pela Universidade de São Paulo (USP).

Ivan de Oliveira Holanda Filho , Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Economia Rural (UFC/PPGER); Pós-Graduação em Ensino de Matemática (UNIATENEU) e Licenciado em Matemática (UECE).

Marcos Paulo Mesquita da Cruz, Universidade Federal do Ceará

Doutorando e Mestre em Economia Rural (UFC/PPGER); Bacharel em Ciências Contábeis (UECE) e em Engenharia Metalúrgica (UFC).

Medna N’dami, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Engenharia Agrônoma pela Universidade da Integração Internacional Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB, 2020).

Citas

AFONSO, António; SCHUKNECHT, Ludger; TANZI, Vito. Public sector efficiency: evidence for new EU member states and emerging markets. European. Central Bank working paper series, n. 581, 2006. Disponível em: < https://www.ecb.europa.eu/pub/pdf/scpwps/ecbwp581.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2020.

ARAÚJO JUNIOR, Josué Nunes de; JUSTO, Wellington Ribeiro; ROCHA, Roberta de Moraes; GOMES, Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveira. Eficiência técnica das escolas públicas dos estados do nordeste: Uma abordagem em dois estágios. Banco do Nordeste, 2016 Disponível em: <https://www.bnb.gov.br/documents/160445/960913/EFICIENCIA

_TECNICA_DAS_ESCOLAS_PUBLICAS_DOS_ESTADOS_DO_NORDESTE.pdf/8fbe61ee-7986-4a49-8f55-40cf28eb9dad>. Acesso em: 10 jul. 2020.

BARROS, Ricardo Paes de; HENRIQUES, Ricardo; MENDONÇA, Rosane. Pelo fim das décadas perdidas: educação e desenvolvimento sustentado no Brasil. Texto para Discussão, IPEA, Rio de Janeiro, n. 857, 2002. Disponível em: < https://www.ipea.gov.br/portal/images

/stories/PDFs/TDs/td_0857.pdf >. Acesso em: 8 jul. 2020.

BRASIL. Lei Nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 09 jan. 2001. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm#

:~:text=LEI%20No%2010.172%2C%20DE%209%20DE%20JANEIRO%20DE%202001.&text=Aprova%20o%20Plano%20Nacional%20de,eu%20sanciono%20a%20seguinte%20Lei%3A&text=1o%20Fica%20aprovado%20o,com%20dura%C3%A7%C3%A3o%20de%20dez%20anos>. Acesso em: 02 fev. 2021.

CARVALHO, Luciana Duarte Bhering de; SOUSA, Maria da Conceição Sampaio de. Eficiência das escolas públicas urbanas das regiões nordeste e sudeste do Brasil: uma abordagem em três estágios. Estud. Econ., São Paulo, v. 44, n. 4, p. 649-684, dez. 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S0101-416 12 014 000400001>. Acesso em: 07 jul. 2020.

CASTRO, Marilia de Souza; SOUSA, Eliane Pinheiro de. Eficiência dos gastos públicos da rede de ensino municipal cearense. Gestão & Regionalidade. v. 34, n. 100, p. 92-109, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.13037/gr.vol34n100.2596>. Acesso em: 14 jul. 2020.

CHARNES, A.; COOPER, W. W.; RHODES, E. Measuring the efficiency of decision making units. European Journal of Operational Research, v. 2, n. 6, p. 429-444, 1978. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/0377-2217(78)90138-8>.Acesso em 20 jan. 2021.

DANTAS, Fabiano da Costa; COSTA, Edward Martins; SILVA, Jorge Luiz Mariano da. Eficiência nos gastos públicos em educação fundamental nos municípios do Rio Grande do Norte. Fortaleza: Revista Econômica do Nordeste, v. 46, n.1, p. 27-40. 2015. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14233>. Acesso em: 06 mai. 2020

DELGADO, Victor Maia Senna; MACHADO, Ana Flávia. Eficiência das escolas públicas estaduais de Minas Gerais. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 37, n. 3, 2007. Disponível em: <http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3665/1/PPE_v37n03_

Eficiencia.pdf>. Acesso em: 06 mai. 2020.

FARRELL, Michael J. The Measurement of Productive Efficiency. Journal of the Royal Statistical Society. Series A (General), v. 120, n. 3, p. 253-290, 1957. Disponível em: <https://doi.org/10.2307/2343100>. Acesso em: 20 jan. 2021.

FLORES, Isabel. Modelling efficiency in education: how are European countries spending their budgets and what relation between money and performance. Sociologia, Problemas e Práticas, n. 83, p. 157-170, 2016. Disponível em: <https://journals.openedition.org/spp/2764>. Acesso em: 06 nov. 2020.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico, 2010. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: < https://censo 2010.ibge.gov.br/>. Acesso em: 01 fev. 2021.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico: Censo da Educação Básica Estadual 2019 [recurso eletrônico]. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo93_tecnico_do_estado_do_ceara_censo_da_educacao_basica_2019.pdf. Acesso em: 01 mar. 2021.

KAVESKI, S, D, I; MARTINS, S, A, J; S, E, J. A eficiência dos gastos públicos com o ensino médio regular nas instituições estaduais brasileiras. Enfoque: Reflexão Contábil 2015, 34(1)

LOURENÇO, Rosemery Loureiro; ANGOTTI, Marcello; NASCIMENTO, João Carlos Hipólito Bernardes do; SAUERBRONN, Fernanda Filgueiras. Eficiência do gasto público com ensino fundamental: uma análise dos 250 maiores municípios brasileiros. Contabilidade Vista & Revista, v. 28, n. 1, p. 89-116, 2017. Disponível em:

<https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/3406>. Acesso em: 08 jul. 2020.

MACHADO, Gabriel Santana; CROZATTI, Jaime; OLIVEIRA, Bianca de; SILVA, Carlos Eduardo de Oliveira; MAHLMEISTER, Rodrigo Sequerra; MORAIS, Vinicius de. Impactos na eficiência do gasto público na educação fundamental dos municípios paulistas por meio das categorias do elemento da despesa. XXV Congresso Brasileiro de Custos – Vitória, ES, 2018. Disponível em: <https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4498>. Acesso em: 30 mai. 2020.

MACHADO JÚNIOR, Sáris Pinto; IRFFI, Guilherme; BENEGAS, Maurício. Análise da Eficiência Técnica dos Gastos com Educação, Saúde e Assistência Social dos Municípios Cearenses. Planejamento e Políticas Públicas, n.36, p. 87-113, 2011. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/223>. Acesso em: 5 jul. 2020

MENEZES-FILHO, N. A. A evolução da educação no Brasil e seu impacto no mercado de trabalho. Fortaleza-CE: Instituto Futuro Brasil. 2001. Disponível em: < https://docpl ayer.com.br/10640641-A-evolucao-da-educacao-no-brasil-e-seu-impacto-no-mercado-detrabalho.html>. Acesso em: 10 jul. 2020.

MICLOS, Paula Vitali; CALVO, Maria Cristina Marino; COLUSSI, Claudia Flemming. Avaliação do desempenho da atenção primária em saúde através da análise envoltória de dados. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, Brasília, v. 6, n. 2, p. 1749–1763, 2015. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3009>. Acesso em: 14 fev. 2021.

MORAES, Vinicius Macedo de. Análise da Eficiência em Educação Fundamental das Municipalidades mediante a elaboração de uma Tipologia de Municípios. Dissertação (Mestrado em Análise de Políticas Públicas) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/D.100.2019.tde-27082018-151036>. Acesso em: 25 ago. 2020.

OLIVEIRA, Guilherme Resende; LIMA, Alex Felipe Rodrigues; FONSECA JÚNIOR, Sérgio Borges; ROSA, Thiago Mendes. Avaliação de Eficiência das Escolas Públicas de Ensino Médio em Goiás: Uma análise de dois estágios. Economia Aplicada, v. 21, n. 2, pp. 163-181, 2017. Disponível em :<http://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/135141/132563>. Acesso em: 08 jul. 2020.

PEREIRA, P. P. ; HOLANDA FILHO, Ivan de Oliveira ; CRUZ, M. P. M. ; GOMES, R. L. R. . A Flexibilização do Currículo e a Importância dos Projetos Educacionais no Estado do Ceará para o Enfretamento da Evasão Escolar no Período Pandêmico da COVID-19. In: Elói Martins Senhoras. (Org.). Currículo: Temas e Contextos. 1ed.Boa Vista: Editora IOLE, 2022, v. 1, p. 15-36.

RODRIGUES, Luciana de Oliveira, ARAUJO, Jair Andrade, GUEDES, João Paulo Martins, e SILVA, Maria Micheliana da Costa. Mensuração da desigualdade educacional entre os municípios nordestinos. Rev. econ. contemp., Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, e172114, jan. 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/198055272114>. Acesso em: 07 jul. 2020.

SCHETTINI, Bernardo Patta. Eficiência Técnica dos Municípios Brasileiros na Educação Pública: Escores Robustos e Fatores Determinantes.Texto para discussão/Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.Brasília: Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_2001.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.

SCHETTINI, Bernardo Patta. Avaliação da eficiência técnica dos municípios brasileiros na educação básica. Brasília: Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 48, n. 1, 2018.Disponível em: <https://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/viewFile/1720/1261>. Acesso em: 20 mar. 2020.

SCHETTINI, Bernardo Patta. Eficiência Técnica dos Municípios Brasileiros na Educação Pública: Escores Robustos e Fatores Determinantes. Texto para discussão/Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília: Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_2001.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2020.

SOARES, Sergei Suarez Dillon; FONTOURA, Natália de Oliveira; PINHEIRO, Luana. Tendências recentes na escolaridade e no rendimento de negros e de brancos. In: BARROS, Ricardo Paes de; FOGUEL, Miguel Nathan; ULYSSEA, Gabriel (orgs.). Desigualdade de renda no Brasil: uma análise da queda recente. Brasília: Ipea, 2007, v. II, p. 401-415. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs /livros/Cap29.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2020

TRIGO, Priscila Pacheco. Avaliação da eficiência técnica do ensino básico brasileiro. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2010. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-10122010-143856/publico/PriscilaPTrigo.pdf>. Acesso: 26 ago. 2020.

TROMPIERI NETO, Nicolino; COSTA, Leandro Oliveira; MEDEIROS, Cleyber Nascimento de; KENNEDY, Francisco. Análise da eficiência das escolas estaduais cearenses. Fortaleza: Textos para Discussão/IPECE, n. 108, 2014. Disponível em: < https://www.ipece.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/45/2014/02/TD_108.pdf>. Acesso em: 06 nov. 2020.

ZOGHBI, Ana Carolina Pereira; MATOS, Enlinson Henrique Carvalho de; ROCHA, Fabiana Fontes; e ARVATE, Paulo Roberto. Mensurando o desempenho e a eficiência dos gastos estaduais em educação fundamental e média. Estudos econômicos, São Paulo. v. 39, n. 4, p. 785-809, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S0101-41612009000400004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 28 mai. 2020.

Publicado

2024-02-15

Cómo citar

SANTOS, L. O. dos; REIS, J. N. P.; HOLANDA FILHO , I. de O.; CRUZ, M. P. M. da; N’DAMI, M. Eficiência técnica das escolas públicas municipais rurais e urbanas do estado do Ceará com análise das disciplinas de Português e Matemática. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e10848, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e10848. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10848. Acesso em: 23 nov. 2024.